A Polícia Rodoviária Federal (PRF) organizará, nesta segunda-feira (30/9), uma “Blitz” especial para a conscientização do autismo.
A iniciativa, que existe desde abril de 2023, faz parte do projeto PRF amiga dos autistas, com a assinatura de um protocolo de intenções juntamente com o Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB).
Na data, motoristas que passarem pelo posto da corporação localizado em Planaltina, na BR -020, das 10h às 12h, receberão materiais didáticos sobre a condição.
Segundo a PRF, trata-se de um programa audacioso que pretende, entre outros, “a qualificação de todos os policiais da corporação, identificação de pais, mães e pessoas diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da PRF, fazer chegar a informação aos motoristas e famílias que transitam nas rodovias federais, além de criar a cultura do trabalho pelos autistas na segurança pública de todo o Brasil”.
Inspiração
Pai de um rapaz autista de 26 anos, presidente de honra do Movimento Orgulho Autista do Brasil (MOAB) e presidente da Subcomissão dos Autistas da PRF-DF, o inspetor Fernando Cotta disse que o projeto inspirou a criação da Polícia Judicial amiga dos autistas, da Força Nacional de Segurança Pública amiga dos autistas, Detran DF amigo dos autistas e outros órgãos.
“Os próximos serão o Departamento de Estradas (DER-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), segundo entendimento com os respectivos gestores”, declarou.
Conforme informou a corporação, o projeto foi apreciado pela ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. Em visita à equipe gestora da iniciativa, em Brasília, Macaé declarou apoio a causa com “afinco e dedicação”.