ta sexta-feira (24), os blocos de rua vão até as 2h de sábado. Confira a lista que o G1preparou e tire a fantasia do armário!
Rejunta meu Bulcão
Criado por um grupo de brasilienses apaixonado pela arte e arquitetura da capital, o bloco que homenageia o pintor e desenhista Athos Bulsão, criador dos azulejos símbolo da cidade – como os que enfeitam a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, no Plano Piloto.
O bloco comemora em 2017 a terceira edição. Entre as atrações musicais está banda de axé Asé Dudú – grupo que desenvolve atividades contra a intolerância religiosa e racial por meio da música, dança e capoeira.
Também rejuntam o bloquinho a Orquestra Alada Trovão da Mata, com ritmos nordestinos, e a banda de pífanos Ventoinha de Canudo. A DJ Karla Testa – onipresente no carnaval deste ano – esquenta a pista nos intervalos.
Neste ano, os organizadores do bloco fizeram uma “vaquinha” para criar adereços inspirados em obras de Bulcão que serão distribuídos gratuitamente aos foliões. As fantasias – cartolas e tiaras – estarão a venda no bloco.
Onde: Praça dos Prazeres, na 201 Norte do Plano Plioto
Quando: sexta (24), das 16h às 22h
Bloco Libre
Na quarta edição, o Bloco Libre segue a tradição de homenagear países e comemora os 100 anos da Revolução Russa. “Talvez tenha até pão com mortadela”, anunciam os organizadores. Inspirado no momento histórico, o bloco propõe uma “revolução multicultural” e traz uma variedade extensa de atrações musicais.
Alexander Raichenok abre às 18h com e, em seguida, Maria Sabina & a Pêia tocam samba rock. Às 20h o som fica por conta do Tambor de Crioula Lua Nova. A Mestra Martinha do Coco entra às 21h e a Roda de Samba com Samba de Marola encerra a programação às 22h. Nos internvalos, o Dj Sargaço comanda a pista.
Segundo os organizadores, a proposta do bloco é mostrar que “o carnaval é uma manifestação multicultural capaz de dialogar com as mais diversas linguagens e expressões culturais dos foliões, que disseminam a cultura da paz e do combate ao preconceito”. Durante o evento também haverá apresentações circenses e food trucks.
Onde: Praça do Museu da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios
Quando: sexta (24), das 18h à 1h de sábado
Bloco 1% cachaceiro
O bloquinho de rua vai tocar samba, marchinha, MPB, axé, brega e música latina.
Onde: Quadra 5, conjunto 1 do Setor Oeste, no Gama
Quando: de 17h às 21h
Festa carnaviola
Com o intuito de valorizar a arte da viola e da música caipira no Distrito Federal, o evento será um “bailão” de arrasta pé, com viola caipira e sanfona.
Onde: Casa do Cantador, em Ceilândia Sul
Quando: sexta (24), de 19h a 1h
Carnaval no Parque (festa paga)
Durante cinco dias – entre 24 e 28 de fevereiro – o Parque da Cidade será palco de atrações musicais de todo o país. A música vai de samba, MPB ao axé, brega e frevo.
Onde: Praça das Fontes, no Parque da Cidade
Quando: sexta (24), de 19h às 14h
Preço: R$ 130 (mulher) e R$ 160 (homem) a meia entrada