Usada no racha clandestino que provocou um grave acidente, a BMW M6 Gran Coupé (foto em destaque) foi apreendida durante a operação deflagrada pela 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), na manhã desta segunda-feira (26/8).
Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nos endereços ligados ao ortopedista da rede pública de saúde do Distrito Federal Humberto de Carvalho Barbosa — dono da BMW, avaliada em R$ 500 mil.
Ele conduzia o carro a cerca de 200 km/h quando atropelou brutalmente um jovem que assistia ao racha nas proximidades da Papuda, em São Sebastião. A vítima foi arremessada para o ar e caiu sentada no asfalto. O caso ocorreu na última quarta-feira (21/8).
A equipe de reportagem da coluna Na Mira flagrou o momento do acidente. As investigações policiais foram iniciadas depois de o Metrópoles procurar a Polícia Civil do Distrito federal (PCDF) e apresentar imagens do evento.
Racha de Milhões
Conforme a coluna apurou, inicialmente, a noite parecia uma típica reunião dos entusiastas acostumados a acompanhar corridas ilegais. O grupo de jovens ficava aficionado pelas chamadas “esticadas” feitas por carros luxuosos na rua mal iluminada. Durante a corrida, a BMW M6 de Barbosa apareceu de forma repentina atingindo a vítima. A cena chocante, no entanto, não interrompeu os racheiros.
Com o barulho do forte impacto e com o carro danificado, o médico parou a poucos metros do acidente. Ao ver o jovem ferido, desnorteado e sem conseguir se levantar, admitiu que era autor do acidente e pediu para que as testemunhas não chamassem socorro, muito menos a polícia. Colocou, então, a vítima no próprio carro e a levou ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Todo o percurso foi acompanhado pela equipe da coluna Na Mira, do Metrópoles.
A reportagem, contudo, não conseguiu localizar o prontuário ou registro de entrada da vítima do acidente de trânsito no hospital. Porém, segundo a PCDF, o homem foi levado para o Hospital de Base e, posteriormente, levada para outra unidade hospitalar.
A corporação ainda não possui informações concretas quando ao estado de saúde da vítima, mas informa que a situação será esclarecida com o avanço das investigações.
Medicina da dor
Humberto de Carvalho Barbosa é um nome respeitado na área médica, conhecido por sua atuação como ortopedista tanto na rede pública quanto em clínicas privadas localizadas no Lago Sul.
Tem uma remuneração líquida de R$ 22 mil pela Secretaria de Saúde do DF, segundo o Portal da Transparência. Com outras fontes de renda, Barbosa mantém um estilo de vida luxuoso. Reside no Sudoeste e é proprietário de uma frota de veículos importados, incluindo a BMW M6 Gran Coupé, uma BMW Z4, uma Fiat Toro e uma moto BMW F850.
A reportagem apurou que o comportamento imprudente de Barbosa não é um caso isolado. Em 2006, ele se envolveu em acidente semelhante, mas com desfecho trágico. Naquela ocasião, ele atropelou e matou um homem. A vítima se chamava José Pereira Targino Neto, que morreu na BR-020, em Sobradinho.
Documentos obtidos pela coluna mostram que, após o acidente, Barbosa alegou ter prestado atendimento inicial e acionado o Corpo de Bombeiros. Contudo, o caso foi arquivado sem mais esclarecimentos. Na época, o médico dirigia um Audi.
Nas redes sociais, o perfil de Barbosa contrasta com sua imagem pública de “médico respeitável”. Posts feitos por usuários do Instagram revelam vídeos do ortopedista participando de corridas clandestinas e um estilo de vida excessivo.