A frota de ônibus do Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (21/8), 90 novos coletivos. Com capacidade de atender mais de 9 mil passageiros, os veículos vão circular no sistema do BRT do Gama e de Santa Maria a partir de setembro.
São 39 ônibus do modelo convencional, com capacidade para 80 passageiros, e 51 articulados, os “minhocões”, com capacidade estimada de 120 passageiros. A frota foi exposta no Eixão Sul na manhã desta quarta.
Veja:
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), a ampliação da frota faz parte da renovação do sistema do transporte coletivo do DF.
Em médio, 9.240 usuários devem ser beneficiados pela nova oferta do transporte coletivo, que passa a contar com 704 ônibus para a área 2 do DF – Gama, Santa Maria, Paranoá, ltapoã, São Sebastião e Park Way.
Os novos modelos já possuem instalado o sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico, com uso de cartões de transporte e cartões bancários de débito e crédito.
Além disso, os novos modelos têm sistema de desligamento automático para economia de energia e autonomia para recarga de baterias por meio de placas solares.
Os novos ônibus fazem parte dos 195 veículos anunciados pela Viação Pioneira – responsável pela operação na área 2 do DF -, em setembro de 2023, dos quais 79 são destinados ao aumento da frota e 116 para substituir veículos mais antigos.