A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou o Dia do Engenheiro Agrônomo, em uma sessão solene dedicada a homenagear os profissionais que contribuem para o fortalecimento da agropecuária e o desenvolvimento sustentável no DF. Entre os homenageados estavam produtores rurais, engenheiros agrônomos de diversos órgãos e extensionistas da Emater-DF, incluindo o presidente da empresa, Cleison Duval, e os engenheiros agrônomos Antônio Carlos Santos Mendes e Marconi Borges, além da advogada e chefe do Jurídico, Lorene Raquel.
A iniciativa foi do deputado Thiago Manzoni, que destacou a importância desses profissionais para a segurança alimentar. O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, que recebeu a comenda, aproveitou a ocasião para reforçar a relevância da profissão: “Hoje, somos responsáveis por garantir a segurança alimentar de 220 milhões de brasileiros. É uma profissão que transformou o Brasil de importador para exportador de alimentos. Estamos aqui para reconhecer os engenheiros agrônomos e lembrar que, muitas vezes, a sociedade não conhece a importância desse trabalho”, ressaltou Duval.
Marconi Borges e Antônio Carlos Mendes, engenheiros agrônomos aposentado da Emater-DF, foram homenageado na Câmara Legislativa. Marconi Borges trabalhou 37 anos na Emater-DF. Para ele, a homenagem representa um reconhecimento importante por sua trajetória e contribuições para o desenvolvimento rural do Distrito Federal.
“O prêmio é uma coisa realmente muito importante, é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Poucas pessoas têm a honra de receber uma menção honrosa na Câmara Legislativa. Fiquei muito feliz de ser reconhecido mais uma vez, apesar de já ter me aposentado. Foi uma honra muito grande ter dedicado esse tempo de trabalho à Emater. As pessoas dizem que eu dei o sangue, dei a vida pela Emater, mas, na verdade, foi a Emater que nos proporcionou uma vida relativamente muito boa, com um salário digno e uma equipe de colegas muito competente e entusiasmada com o trabalho”, ressaltou.
Manzoni destacou que a data não só homenageia os agrônomos, mas também reconhece o avanço tecnológico da profissão e sua diversidade de especializações. “Com conhecimento e dedicação, os engenheiros agrônomos impulsionam a produtividade, preservam o meio ambiente e garantem a qualidade dos alimentos que chegam à nossa mesa”, afirmou o parlamentar. O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, também participou da solenidade e destacou a importância da profissão.
O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, Antônio Barreto, também discursou, destacando a importância da sustentabilidade e a responsabilidade dos agrônomos na preservação dos recursos naturais. Segundo ele, “a profissão carrega a missão de produzir e proteger, com um olhar atento à sustentabilidade ambiental e à segurança hídrica”.
O post apareceu primeiro em .