Para marcar o Setembro Vermelho, que busca conscientizar sobre doenças cardiovasculares, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promove, neste sábado (28), a 1ª Caminhada no Ritmo da Vida. Das 8h às 12h, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará II, irá abrigar estandes para aferição arterial e de glicose e para testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também será possível atualizar o cartão de vacina com doses contra hepatite B, antitetânica, gripe, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e covid-19, conforme a faixa etária.
Segundo a fisioterapeuta da SES-DF Letícia Caixeta, a caminhada é uma atividade física de baixo impacto que pode auxiliar na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares. “Esse exercício simples traz inúmeros benefícios: melhora a circulação, fortalece o coração, reduz o estresse e ainda promove o bem-estar mental”, elenca.
Organizado pela Superintendência Regional de Saúde Centro-Sul e pela Diretoria de Atenção Primária da região, o evento promove ainda palestras sobre alimentação saudável e controle de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão arterial, além de várias Práticas Integrativas em Saúde (PIS).
Questão de saúde pública
De acordo com o Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 298 mil pessoas já morreram em decorrência de doenças do coração no Brasil só em 2024. A estimativa da entidade é que, até o final deste ano, esse número possa alcançar 400 mil óbitos.
A prevenção, explica Caixeta, está, principalmente, no cuidado com a alimentação, na prática regular de exercícios físicos e no acompanhamento médico especializado.
Primeira Caminhada no Ritmo da Vida
Data – Sábado (28)
Local – Parque Ecológico Ezechias Heringer – Guará II
Horário – Das 8h às 12h
*Com informações da Secretaria de Saúde