Pelo menos dois carros ficaram submersos nesta quarta-feira (1º) na tesourinha que liga as quadras 209/409 da Asa Norte, em Brasília. Quatro pessoas, entre elas uma criança de 1 ano, foram resgatadas por pessoas que passavam pelo local.
O alagamento foi por volta das 18h, após fortes chuvas que atingiram várias regiões do Distrito Federal durante a tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, um terceiro carro ficou ilhado, no entanto, ninguém se feriu.
A via W3 também alagou na altura da 511 Norte e motoristas tiveram que abandonar os veículos. Alguns carros chegaram a boiar no meio da pista.
Na 311 Norte, a água escorreu pelo teto de uma academia.
Na segunda-feira (29), um temporal provocou estragos na região de Taguatinga. O asfalto cedeu na QNL 10 e mais de 10 carros foram arrastados.
Drenar DF
A promessa para resolver o problema dos alagamentos na Asa Norte se arrasta por quase 10 anos. Por nota, o GDF informou que a Novacap “realiza diariamente o trabalho preventivo de desobstrução da rede pluvial”.
O governo disse ainda que “os transtornos vistos no início da Asa Norte serão resolvidos com o Drenar-DF”. A ideia é construir um reservatório para a água pluvial, que vai funcionar como uma lagoa com volume útil entre 70 mil m³ e 96 mil m³ de armazenamento.
O projeto da Terracap prevê a instalação de novas tubulações, com ampliação e adequação da rede de drenagem pluvial na Asa Norte, na Asa Sul e em Taguatinga. Em junho passado, a Terracap anunciou que iria começar a primeira etapa do Projeto Drenar DF pela Asa Norte, nas quadras com final 2, áreas consideradas mais problemáticas da região.
No entanto, segundo a Terracap, a contratação das empresas para executar as obras de engenharia está suspensa pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF).
Fonte: G1.