Apesar dos registros de chuva no sábado (28/9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera, do ponto de vista estatístico, que o Distrito Federal segue na seca, chegando ao 160º dia de estiagem nesta segunda-feira (30/9).
Segundo o Inmet, as chuvas registradas entre a tarde e a noite de sábado foram pontuais, nas áreas mais a oeste, fora dos pontos de monitoramento.
Para contabilizar nas estatísticas oficiais do Inmet, a chuva precisa ser registrada nas cinco estações do órgão ou em unidades de monitoramento de órgãos meteorológicos parceiros.
Sem o dado registrado no sistema, para o Inmet, a frequência de dias de estiagem ainda não foi quebrada. Inclusive, havia previsão de chuva no domingo (29/09), mas nenhuma gota caiu.
Para esta semana, a chance de chuva é mínima, praticamente nula. Segundo o Inmet, a massa de ar seco na região central do Brasil ganha força, diminuindo a possibilidade de chuva.
Onde ficam as estações no Inmet:
Centro do DF – Estação Central do Sudoeste
Noroeste do DF – Brazlândia
Nordeste do DF – Águas Emendadas em Planaltina
Sudoeste do DF – Gama
Sudeste do DF – Paranoá
Nesta segunda-feira, a temperatura mínima foi de 18ºC, no Paranoá. No período da tarde, a máxima pode chegar perto dos 34ºC. A umidade relativa do ar pode chegar aos 15%.
A previsão para a semana é de dias quentes e secos, chegando a patamares próximos do 36ºC.
O ano de 2024 é o segundo ano mais seco da história com maior seca no Distrito Federal. De acordo com ranking divulgado pelo Inmet, o pior ano foi o de 1963, quando Brasília ficou 163 dias consecutivos sem chuva.