Cinco novos pardais serão instalados na DF-095, conhecida como Via Estrutural, até o fim de janeiro. O objetivo é controlar a velocidade permitida, que é 80 km/h.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), 13 pardais estão sendo instalados desde que o trânsito foi liberado, em 16 de dezembro. Até o momento, oito desses controladores de velocidade já foram liberados.
Apesar de o trânsito ser liberado, a estrada segue em obras de nivelamento e paradas de ônibus. A estrada passou por reforma para colocação de pavimentação de concreto rígido na pista. A obra durou um ano e custou aproximadamente R$ 80 milhões.
Na quinta-feira (4/1), o deputado distrital Max Maciel (Psol) acionou a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) para reduzir a velocidade da Estrutural durante o período de chuvas e enquanto essas intervenções na pista estiverem sendo feitas.
A ideia é que se reduza a velocidade permitida até que sejam instaladas muretas de proteção no local. De acordo com o ofício da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal, há aumento de 40% de riscos de acidente em período de chuvas.
O DER informou que fiscaliza diariamente a DF-095, com o intuito de controlar a velocidade da via, como a instalação dos pardais.