spot_img

Clima das Eleições

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

As ondas de calor e os eventos extremos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e é nas cidades, na casa de cada um de nós, onde a crise climática aterrissa. São os prefeitos os primeiros a terem de lidar com uma emergência – e a forma como eles planejam administrar suas cidades nos próximos quatro anos vai tornar seus habitantes mais resilientes ou ainda mais vulneráveis diante desses eventos que só tendem a ficar cada vez mais comuns quanto mais quente fica o planeta.

Desafios comuns a qualquer município, como moradia, mobilidade, saúde, saneamento, poluição, até mesmo segurança tendem a ficar mais complexos diante da crise do clima. Mas se seguirem a mesma forma de sempre de governar, sem levar em conta que o futuro não será mais como o passado, os novos gestores podem deixar seus cidadãos muito mais em risco. 

As mudanças climáticas não criam novos problemas, mas intensificam os já existentes. Cidades que já sofrem com inundações e deslizamentos, por exemplo, porque canalizaram rios, ocuparam morros ou áreas de manancial, ou porque não têm áreas verdes nem um saneamento adequado, estão sujeitas a ver tragédias como a que abateu o Rio Grande do Sul neste ano ficarem ainda piores. A emergência climática se impõe como algo que demanda uma mudança na forma de governar. 

É por tudo isso que nós, da Agência Pública, decidimos fazer uma cobertura pioneira nestas eleições municipais de 2024. Vamos investigar os problemas das cidades sob a perspectiva das mudanças climáticas. Queremos descobrir como a atuação das lideranças municipais interferem nessas questões. Estaremos de olho na atuação dos políticos e nos planos de governo. Mas não só. Para além dos discursos, vamos descobrir o que candidatas e candidatos estão fazendo na prática para preparar suas cidades e proteger suas populações. 

Acompanhe aqui todos os conteúdos do nosso especial Clima das Eleições. 

Neste especial

Prefeito infrator: políticos multados por danos ambientais disputam votos em 2024


Por , ,

Levantamento da Pública mostra que 69 prefeitos eleitos em 2020 têm quase R$ 35 milhões em multas ambientais

Contribua com a Pública

Você tem alguma sugestão de reportagem envolvendo clima e eleições? Algo que afeta as pessoas da sua cidade ou comunidade e tem relação com a política e as mudanças climáticas?

Preencha o formulário abaixo com as informações ou detalhes sobre o fato que você acredita que deve ser investigado. Nossa equipe avaliará cada contribuição e, após a apuração dos dados, sua história pode se transformar em uma reportagem publicada.

As informações fornecidas no formulário abaixo ficarão restritas à equipe da Agência Pública e não serão divulgadas publicamente.

Equipe

Edição: Bruno Fonseca, Giovana Girardi, Mariama Correia, Thiago Domenici e Ed Wanderley.
Reportagem: Amanda Audi, Matheus Santino, Rafael Custódio, Rafael Oliveira, Mariama Correia, Danilo Queiroz, Gabriel Gama, Alice Maciel, Caio de Freitas, Ed Wanderley, Guilherme Cavalcanti, Laura Scofield e Rubens Valente.
Design: Matheus Pigozzi.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS