O Distrito Federal registrou, nessa segunda-feira (2/9), o dia mais seco do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou a 9% na Estação Meteorológica do Gama. A temperatura máxima registrada foi de 33ºC.
No Plano Piloto, a umidade chegou a 14%. Brasília está há mais de 130 dias sem chuvas, e ainda não se tem previsão de quando a estiagem vai acabar.
O índice levou o Inmet a emitir alerta vermelho para baixa umidade das 13h às 17h dessa segunda-feira. O termo significa que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12%, um índice muito inferior ao ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nesta terça-feira (3/9), o DF está sob alerta amarelo que aponta para um risco mais baixo de incêndios florestais e à saúde, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
A última vez que a umidade do ar chegou a 9% no DF foi em 3 de setembro de 2022. Já o recorde histórico é de 4 de setembro de 2019, quando chegou a 8%. Os dois registros foram feitos no Gama.
Previsão
O Inmet informou que a tendência é de que a baixa umidade do ar e as altas temperaturas prevaleçam nos próximos dias. Para esta terça-feira, a previsão é de tempo claro. A mínima registrada foi de 14ºC e a máxima pode atingir 31°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 15%.
O DF teve 3.277.684,57 metros quadrados de áreas queimadas nessa segunda. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 71 incêndios florestais neste “dia de fogo”. As chamas consumiram áreas de Park Way, Samambaia, Gama e outras regiões administrativas.