-Publicidade-spot_imgspot_img
spot_img

Com a proximidade do período chuvoso, motoristas devem redobrar os cuidados ao dirigir

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Após um longo período de seca, a temporada de chuvas está prestes a começar no Distrito Federal. A chegada dessa época requer mais atenção no trânsito devido ao asfalto molhado e à baixa visibilidade, que aumentam o risco de acidentes. Para evitar incidentes, a prevenção é a melhor estratégia.

O período chuvoso exige cuidado redobrado no trânsito; para evitar acidentes, a prevenção é a melhor estratégia | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Reduzir a velocidade e manter uma distância segura entre os veículos são algumas das diretrizes sugeridas pela gerente de Ação Educativa do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Magda Brandão. “O motorista precisa ficar atento com o asfalto, porque após um período muito longo de seca, o pavimento acumula poeira e resíduos que, misturados com a chuva, podem favorecer a perda do contato do pneu com o solo e o deslizamento”, explica.

Em casos de chuva intensa, a recomendação é que os motoristas evitem dirigir, se possível. “A forma mais correta e segura é procurar um estacionamento regular para parar, no caso de chuva muito forte. O motorista não pode parar no acostamento e nem próximo à via, porque pode causar um acidente”, revela a gerente. Quando não for possível parar, Magda sugere reduzir a velocidade, aumentar a atenção e manter os vidros desembaçados, utilizando o ar-condicionado, o desembaçador ou abrindo um pouco as janelas.

Arte: Agência Brasília

Revisão dos veículos

Mais importante do que estar preparado para dirigir durante as chuvas é garantir que os veículos estejam em boas condições, como forma de prevenir incidentes. Recomenda-se que os condutores façam a revisão dos carros antes da chegada das chuvas. É essencial verificar o estado dos pneus, das palhetas do limpador de para-brisa, dos faróis e dos freios.

“A recomendação é uma revisão completa, a começar pelo estado dos pneus. A calibragem é outro ponto extremamente importante. Porque o que dá aderência e estabilidade ao veículo é o contato do pneu com o solo. Também sugerimos verificar o alinhamento da direção, os freios, os limpadores e os faróis”, afirma Magda.

O Detran-DF conta com um programa específico para auxiliar a população a verificar a situação dos pneus, que será intensificado nas próximas semanas. Batizado de Pneu Seguro, o projeto percorrerá o Distrito Federal com ações em shoppings, estacionamentos e locais de grande circulação para ensinar o motorista a avaliar o item a partir do trabalho educativo dos agentes de trânsito.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS