A edição desta manhã do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) detalha as trocas efetuadas na cúpula da Polícia Militar da capital do país (PMDF), como antecipado pelo Metrópoles nessa segunda-feira (8/1). Agora, a corporação ficará sob responsabilidade da coronel Ana Paula Barros Habka (foto em destaque).
Ana Paula será a segunda mulher a assumir a PMDF na história. A primeira foi a coronel Sheyla Sampaio, que exerceu a função entre janeiro e agosto de 2019.
A nova comandante entrou no lugar do coronel Adão Teixeira de Macedo, exonerado em virtude de aposentadoria, segundo apurado pela coluna Grande Angular.
Ana Paula atuava como subcomandante-geral da corporação desde 18 de agosto de 2023. A função deixada por ela será exercida pelo coronel Fabricio Boechat de Camargos.
Confira as demais trocas:
Chefia da Seção de Pessoal, Saúde e Legislação
Sai: coronel Fabricio Boechat de Carmargos
Entra: coronel Marcus Vinicius da Silva Antunes
Chefia do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal
Sai: coronel Marcus Vinicius da Silva Antunes
Entra: coronel Waldeci Ramalho, então subchefe do Departamento de Operações (DOP)
O decreto com as mudanças no Comando-Geral da PMDF é assinado pela governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão (PP), que assumiu a função durante as férias do atual chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB).
Currículo
Antes de se tornar subcomandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Habka havia sido chefe do Departamento de Gestão de Pessoal.
A oficial também trabalhou como chefe da Companhia do Batalhão de Operações Especiais; juíza militar na Auditoria Militar do Distrito Federal; e chefe de Segurança da Vice-Governadoria, da Casa Militar do Distrito Federal.
No currículo, ela acumula condecorações como as medalhas de mérito Alvorada; Segurança Pública do Distrito Federal; e Paz no Trânsito.