“Nas páginas que seguem, a vida pulsa”, relata Luiz Antonio Simas, quem prefacia a primeira obra escrita por Tico Magalhães, mestre do grupo candango.
Um Teatro de Terreiro: o Fuá de Seu Estrelo — uma verdadeira celebração das invenções criativas dessa fonte inesgotável de cultura que é o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro — acontece entre 30/07 e 05/08, a partir das 16h, no Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo e fundamental ponto de cultura de Brasília.
O evento, que figura como um desses marcos extraordinários no calendário das artes candangas, anuncia o lançamento de um box, intitulado O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo, com dois livros escritos e ilustrados por Tico Magalhães, capitão da trupe — O Teatro de Seu Estrelo e a reedição de O Mito do Calango Voador e Outras histórias do Cerrado.
Realizado com apoio da Fundação Palmares e do Ministério da Cultura, o encontro de entrada livre inclui em sua extensa programação de uma semana grandes referências da cultura brasileira como Maciel Salú, Mestre Aguinaldo, Daiara Tukano e Ialorixá Mãe Baiana de Oyá. Muita música, aulas-espetáculo, rodas de conversa e a estreia da obra teatral A 6ª roda — O Portão do Qualquerer — luzem a proposta multicultural do festejo de uma literatura candangueira que propõe a decolonização da imaginação, buscando povoar de novos seres o imaginário popular brasileiro.
Uma programação radiante
Quem frequenta o Centro de Invenções de Seu Estrelo sabe que o inesperado pode ser aguardado e o utópico é provável. Esse território cultural do DF enche, pois, os olhos e corações de quem passa por ali com programações desse brilho:
30 de julho | Domingo
-
16h — Lançamento do box de livros O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo, de Tico Magalhães, mestre do grupo Seu Estrelo.
-
18h — Apresentação de Maciel Salú (PE).
01 de agosto | Segunda-feira
-
20h — Estreia do espetáculo teatral O Portão do Qualquerer, do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
02 de agosto | Quarta-feira
-
20h — Aula-espetáculo de Mestre Aguinaldo (PE): A Flor da Cana.
03 de agosto | Quinta-feira
-
20h — Roda de conversa com Daiara Tukano, Mãe Baiana de Oyá e Tico Magalhães.
04 de agosto | Sexta-feira
-
20h — Apresentação da roda: O Amor é um Rio Sem Margem, do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
05 de agosto | Sábado
-
18h — Apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata.
Escrituras de Fuá
A segunda edição da primeira obra escrita e ilustrada por Tico Magalhães — distribuída no box lançado no evento — é publicada neste ano com a inclusão de novas histórias. “Nas páginas que seguem, a vida pulsa. O necessário registro do Fuá de Seu Estrelo como um bem imaterial da cultura de Brasília e do Cerrado encerra muito mais que uma iniciativa de salvaguarda do patrimônio. Ele afirma que, diante de um Brasil projetado como estado-nação a partir do colonialismo e da colonialidade, pulsam as brasilidades como elementos de construção de sentidos inventivos de mundo”, registra, sobre O Mito do Calango Voador e Outras Histórias do Cerrado, o escritor, professor, historiador, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá, Luiz Antonio Simas.
Já a obra inédita que completa a coletânea justamente nomeada de O Teatro e a Mitologia Cerratense de Seu Estrelo, apresenta os textos que fundamentam a faceta cênica do grupo. O Teatro de Terreiro do grupo Seu Estrelo propõe “um teatro cujo ponto de partida é o próprio lugar que habitamos e onde o deixamos nos habitar. Onde os personagens são nossos conhecidos, pois residem no eterno que carregamos dentro de nós. Um teatro que tem como sua base a cultura popular brasileira, os maracatus, o cavalo-marinho e tantas outras manifestações”, explica Tico.
Teatro de Terreiro
O espetáculo cênico estreante O Portão do Qualquerer rende homenagens a Luzbelo, o Dono dos Sonhos. Pelo canto de uma cigarra, chegam as Três Marias, que conduzem ao mundo onírico, um lugar repleto de assombros, encantarias e mistérios. A obra pulsa ao som do Samba Pisado do grupo que declara seu amor pela cultura popular brasileira e seu poder de invenção.
Por sua vez, O Amor é um Rio sem Margem retorna aos palcos de terra avermelhada para evocar seres encantados do Rio, artistas do Circo Solar que foram engolidos pelas águas do Cerrado e viraram peixes. Sereia Laiá, Capitão Sebastião e seus batuqueiros desempenham a sentimental tarefa de unir dois corações afogados. Uma história de amor que desafia o Tempo e o Rio.
Serviço: Um Teatro de Terreiro: o Fuá de Seu Estrelo — Semana de Festa no Terreiro de Seu Estrelo.
Data: de 30 de julho a 05 de agosto.
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural — Setor de Clubes Esportivos Sul, SES 813, Asa Sul, Brasília – DF, CEP 72.010-120.
Entrada livre: sujeita a lotação.
Classificação indicativa: 12 anos.
Rede Social: https://www.instagram.com/
Horários:
-
30/07 | 16h;
-
01, 02, 03 e 04/08 | 20h;
-
05/08 |18h.