spot_img

Comércio do DF prevê até 3,7 mil contratações temporárias para o Natal

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O comércio do Distrito Federal deve contratar até 3,7 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento das vendas no período de fim de ano, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). O número representa uma queda em relação ao ano passado, quando foram preenchidas cerca de 6,2 mil vagas temporárias para o Natal.

A média de contratações prevista é de 3,2 trabalhadores por empresa. Setores com maior demanda por temporários incluem bares, restaurantes, lanchonetes, cabeleireiros, papelarias, livrarias e suprimentos de informática, com expectativa de quatro funcionários temporários por estabelecimento. Entre os setores de maior volume de vendas, como calçados, cama, mesa e banho e cosméticos, o interesse em contratar trabalhadores temporários chega a 53,6%, destacando o impacto das contratações sazonais nas vendas de fim de ano.

De acordo com o estudo, a maioria dos lojistas (93,8%) também expressa a intenção de efetivar alguns funcionários temporários após o período festivo, considerando esse um meio de incorporar novos trabalhadores ao quadro fixo. Em relação ao início das contratações, a pesquisa aponta que 39,2% dos empresários pretendem iniciar o processo seletivo na segunda quinzena de novembro, 24,43% na primeira quinzena do mês e 17,61% nos primeiros dias de dezembro.

Quanto ao perfil desejado para os candidatos às vagas temporárias, as principais características procuradas incluem flexibilidade de horário (25,2%), comportamento proativo (22,3%) e experiência prévia (20,1%). Além dessas habilidades, traços como responsabilidade, cordialidade e assiduidade continuam sendo fundamentais para garantir a permanência no cargo.

A pesquisa também destaca que o ano de 2024 é o segundo maior na série histórica em relação às expectativas de contratações temporárias, com 44,3% dos lojistas do DF interessados em realizar processos seletivos para o período. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o comércio local teve um desempenho positivo ao longo do ano, o que pode ter contribuído para a antecipação de algumas dessas contratações, além de indicar uma postura cautelosa dos empresários em relação à economia.

Veja:

Os dados foram coletados entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro de 2024 e analisaram 402 empresas de mais de 20 segmentos do setor de Comércio, Serviços e Turismo no DF.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS