spot_img

Comunidade científica se coloca à disposição do governo para solucionar crise em terras Yanomami

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Entidades que representam a comunidade acadêmica e científica brasileira se colocaram à disposição do governo brasileiro, neste sábado (21), para ajudar a “atenuar e solucionar” a crise nas terras Yanomami. A tragédia de saúde pública que atinge a etnia em Roraima motivou a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Boa Vista e o anúncio de medidas sanitárias aos indígenas.

Em ofício enviado à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, as entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br), dizem estar “inteiramente à disposição para ajudar a superar esse crítico e vergonhoso momento da história brasileira”.

Ministério da Saúde diz que vai acelerar recrutamento de médicos para atuar em territórios indígenas

Legisladores da Nova Zelândia confirmam Hipkins como substituto de Jacinda Ardern

Eleição para presidência do Senado se acirra com formação de blocos lulistas e bolsonaristas

O documento, que é assinado por entidades como Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), diz que “as estarrecedoras condições de vida e sobrevivência do Povo Yanomami, imerso em crise sanitária e de saúde,envergonha a todos deste país, nos constrange internacionalmente e nos faz perguntar como a sociedade brasileira permitiu que essa tragédia acontecesse”.

“As entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro – ICTP.Br se colocam inteiramente à disposição do Governo Brasileiro […] para, com nossa rede de influência e ação, colaborar para atenuar e solucionar essa crise, que atinge nossos povos originários que sempre cuidaram desta terra e que beneficiam a todos com seu conhecimento tradicional e herança cultural”, diz o ofício.

A crise humanitária nas terras Yanomami fez com que o Ministério da Saúde declarasse emergência de saúde pública, em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (21). A determinação, assinada pela ministra Nísia Trindade, orienta que haja coordenação para restabelecer o oferecimento de serviços de saúde à população que enfrenta sérios casos de desnutrição, entre outras doenças.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comunidade científica se coloca à disposição do governo para solucionar crise em terras Yanomami no site CNN Brasil.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS