O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja lançar o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) com o maior número de vagas possível. A ideia é garantir um cadastro reserva robusto para assegurar nomeações ao longo do tempo, conforme a necessidade da tropa.
Ao anunciar o lançamento, nesse domingo (6/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) explicou que o número de vagas ainda está sendo calculado.
“Mas a ideia é fazer um concurso pelo menos para 5 mil bombeiros. Para que a gente possa ao longo do tempo ir fazendo as nomeações”, pontuou.
Segundo o emedebista, o novo concurso deve ser lançado até junho de 2025. Grande parte da tropa deverá ou estará em condições de entrar para a reserva em breve. Por isso, para o governador, a nomeação de novos militares é fundamental para a continuidade dos trabalhos da tropa.
“Nós entendemos que o concurso demora muito. O curso de formação também demora muito (…) A gente tem que ter um olhar mais adiante lá para frente para não deixar faltar essa força que é tão importante para as pessoas e para o atendimento à comunidade”, explicou.
Ibaneis autorizou a contratação da banca para a organização do concurso. O governador fez o anúncio durante almoço na casa do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL).
Na ocasião, também antecipou estudos para uma nova redução de interstício para acelerar promoções, com o objetivo de evitar a redução do número de militares na ativa. Ele acrescentou que em abril o GDF deverá promover oficiais.