O Corinthians iniciará sua temporada no dia 15 de janeiro, em sua estreia no Campeonato Paulista contra o Red Bull Bragantino. Até abril, o Estadual será a única competição a ser disputada pela equipe, e os olhares para o mercado da bola precisarão ser direcionados para um setor em específico: a zaga.
O clube está cada vez mais perto de perder dois zagueiros: Raul Gustavo, de 23 anos, e Robert Renan, de apenas 19. O primeiro foi liberado na última semana para realizar exames médicos no Bahia, onde deve ser anunciado por empréstimo de uma temporada em breve.
Já o segundo está envolvido nas negociações pela compra em definitivo do atacante Yuri Alberto, do Zenit. Ele foi liberado, inclusive, para viajar e acertar os últimos detalhes com o clube russo. Sua oficialização deve acontecer neste mês, ao contrário de Du Queiroz, outro envolvido no negócio, que deverá deixar o Timão apenas em junho.
Ainda, Robert representará a Seleção Brasileira sub-20 durante a disputa do Campenato Brasileiro da categoria, entre janeiro e fevereiro, na Colômbia (isso se nada mudar até lá em relação à negociação com o Zenit). Assim, ele nem sequer estará com a equipe durante os primeiros compromissos do Paulistão.
Sem a dupla, restam apenas três zagueiros de ofício: Fabián Balbuena, de 31 anos, (que tem contrato até junho, incialmente); Gil, de 35; e Bruno Méndez, de 23.
Os empréstimos de Robson Bambu e Bruno Melo, lateral que também podia atuar na zaga, terminaram no final de 2022. Este é o cenário atual, ou seja, sem nenhum jogador da base que possa vir a integrar o elenco profissional.
Na pré-temporada, o técnico Fernando Lázaro já está olhando com cuidado para a situação, visto que tem utilizado jogadores de categorias inferiores. Entre os zagueiros, já treinaram com o elenco principal Alemão (2002), Murillo (2002), João Pedro (2003) e Renato (2004). Ainda, Caetano, que retornou de empréstimo do Goiás, deve ser reintegrado.
Até agora, o Corinthians anunciou dois reforços para 2023: o atacante Ángel Romero, que estava no Cruz Azul, do México, e o lateral esquerdo Matheus Bidu, que era do Guarani e jogou a Série B pelo Cruzeiro no ano passado.
O post Corinthians precisará dar atenção à zaga com saídas iminentes no início de 2023 apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.