Um menino autista de 6 anos teve parte do dedo mindinho da mão esquerda decepada em uma porta de banheiro na Escola Classe 415 de Samambaia, no Distrito Federal. O caso aconteceu em 12 de março, mas só foi divulgado nesta semana.
Segundo relato de testemunhas, a funcionária terceirizada responsável pela limpeza do local teria fechado a porta no momento em que a criança se aproximava, causando a lesão. O menino estava com a mão na dobradiça da porta.
A escola prestou os primeiros socorros e acionou o Corpo de Bombeiros Militar do DF, que prestou assistência ao estudante. A família foi comunicada e recebeu acompanhamento da equipe escolar no Hospital de Base.
Uma ocorrência foi registrada na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte). O caso é investigado como lesão corporal grave.
Equipes da Polícia Civil foram à escola, onde identificaram a funcionária envolvida e a conduziram à delegacia para prestar esclarecimentos.
O delegado de plantão entendeu que não havia, a princípio, indícios suficientes de dolo ou culpa por parte da faxineira e a liberou.
Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias com mais profundidade. A perícia foi acionada e diligências estão em andamento para a coleta de provas e a oitiva de testemunhas.
A Corregedoria da Secretaria de Educação do DF instaurou procedimento para apuração dos fatos. A Coordenação Regional de Ensino de Samambaia e a Defensoria Pública também acompanham o caso.
“A secretaria reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes e adotará as medidas cabíveis”, informou a pasta.