Dentro da Secretaria de Educação do Distrito Federal, a situação do atual secretário executivo da pasta, Isaías Aparecido da Silva é bastante delicada
Conhecido por sua incontrolável soberba, nos últimos tempos ele ganhou antipatia por boa parte dos servidores da SES, e adversários contrários à sua atuação no comando da Secretaria Executiva.
Segundo informações, Isaías foi recentemente denunciado em vários órgãos de controle e fiscalização: CGU, MPDFT, PGR, PF e TCU. Os motivos são vários e vão desde suspeitas de corrupção, prevaricação, improbidade administrativa até intimidação.
Foi feita denúncia ( Notícia de Fato número 08192.132980/2023-13) no dia 19/7/2023 sobre tentativa de intimidação ao Conselho de Alimentação Escolar do Distrito Federal (CAE/DF) junto à Promotoria de Defesa da Educação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Também foi encaminhado ao MPDFT, denúncia sobre irregularidades sobre contratos de transporte escolar entre a SEE e a empresa de Ronaldo de Oliveira, preso na Operação Old West, e outra denúncia, desta vez sobre eventual esquema de cobrança de propina sobre o valor total das notas fiscais pagas às empresas de fornecimento de produtos e prestação de serviço à SEEDF.
A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MPDFT recebeu denúncia sobre o pagamento de 7 meses de aluguel à imóvel desocupado, feito pela Secretaria de Educação. E junto à Promotoria de Defesa da Educação, foi encaminhada denúncia sobre esquema de cobrança de propina sobre a assinatura de contrato de terceirização de mão de obra e aluguel de imóveis firmados com a SEEDF, e denúncia envolvendo o concurso Sabor de Escola.
Em 28 de dezembro de 2023 também foi encaminhada à Controladoria-Geral da União (CGU) manifestação sobre irregularidades e corrupção em contratos da Secretaria de Educação do DF (protocolo 00106.024888/2023-92). E em 29 de novembro de 2023, foi feita manifestação sobre irregularidades e esquemas de corrupção em contratos da SEE junto à Polícia Federal (Protocolo 08198.050960/2023-67). Todas as denúncias estão sendo devidamente investigadas pelas autoridades.
Para tentar permanecer no cargo, Isaías passou a usar o velho método de intimidar seus algozes. Não deu certo e ainda piorou sua situação na pasta.
Por outro lado, como a secretária de Educação e seu secretário executivo explicam o fato de terem atualizado contrato milionário de empresa investigada na Operação Old West apenas seis dias após a prisão de sua proprietária? São muitas as perguntas que precisam de respostas porque o dinheiro é público e não privado.
Já passou da hora do GDF fazer mudanças significativas na Secretaria de Educação. Onde há fumaça, há fogo…
O post Denunciado, secretário-executivo da SEEDF deve deixar o cargo apareceu primeiro em Donny Silva.