O deputado distrital do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Vale propôs que a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedesse uma moção de louvor ao general Freire Gomes e ao brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandantes do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, respectivamente (os dois na foto em destaque). O título seria concedido devido ao posicionamento deles em relação ao projeto de golpe de Estado apresentado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o relatório da Polícia Federal que investigou a estruturação de um possível golpe de estado em 2022, Bolsonaro apresentou, pessoalmente, minuta de decreto golpista aos então comandantes do Exército e da Aeronáutica, além do ministro da Defesa, em 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Os comandantes do Exército e da Aeronáutica teriam posicionado contrários a qualquer plano que impedisse a posse do governo legitimamente eleito. Apenas o almirante Garnier, então comandante da Marinha do Brasil, teria se colocado à disposição para cumprimento das ordens.
A Câmara Legislativa aprovou a moção proposta por Vale na terça-feira (27/11). “São patriotas que honraram os valores democráticos, escrevendo seus nomes na história como defensores da República”, afirmou o parlamentar.
Ainda não há informações de quando os ex-comandantes vão receber a moção. A cerimônia deve ser realizada na CLDF.