Com fama de sanguinário e temido até por seus comparsas, o traficante Jonas Silva da Mata, conhecido como Descontrolado, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), segue como um dos foragidos mais procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O traficante é dono da maioria das bocas de fumo de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Armado com um fuzil, Descontrolado não dispensa os coletes a prova de balas quando anda pelas comunidades dominadas pela facção. O criminoso é conhecido por não fugir de confrontos com as polícias Civil e Militar quando as comunidades são cercadas pelas autoridades.
A violência e o terror imposto pelo chefão do tráfico se reflete na execução de moradores das comunidades controladas pelo Comando Vermelho.
Execução
De acordo com investigações da PCERJ, há alguns anos, Descontrolado “cismou” com dois jovens que estavam no baile funk da Favela da Linha que é bancado pelo tráfico.
Segundo as apurações, Descontrolado desce do Morro do Chapadão, em Costa Barros – onde costuma se esconder das investidas da polícia –, e fica no baile dessa comunidade. Naquela ocasião, o criminoso mandou seus soldados pegarem os dois jovens e espancá-los.
Logo em seguida, obrigaram as vítimas a se posicionarem em frente a um paredão, onde Descontrolado e seus soldados deram vários tiros de fuzil nos jovens. Após serem executados, os dois rapazes foram jogados dentro de carrinhos de mão e despejados em um poço.