Nesta sexta-feira (20/9), o Distrito Federal completa 150 dias sem chuvas. E a previsão para este fim de semana é de que continue assim: quente e seco.
Até o momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não identificou qualquer sinal de chuva para os próximos dias. A expectativa é de que as primeiras chuvas cheguem em terras brasilienses entre os últimos dias de setembro e os primeiros de outubro.
Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem — registrado em 1963, quando a capital federal ficou 163 dias sem chuvas.
Veja maiores períodos sem chuvas no DF:
1963 – 163 dias sem chuva
2024 – 150 dias sem chuva (até 20/9)
2004 – 147 dias sem chuva
1995 – 143 dias sem chuva
Previsão para o fim de semana
Para o fim de semana, o Inmet prevê que a umidade do ar fique entre 55% e 15%. Já a temperatura máxima deve ultrapassar a casa dos 30°C, tanto no sábado quanto no domingo.
O instituto recomenda cuidados como beber bastante líquido, hidratação e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Chuva no Entorno do DF
Apesar de os moradores de Águas Lindas (GO), Entorno do Distrito Federal, terem registrado chuva nessa quarta-feira (18/9), as precipitações ainda devem demorar para chegar aos brasilienses.
As nuvens carregadas sobre o município goiano têm ido para o lado contrário da capital federal.
Apesar de ser vizinha da cidade, o DF não teve como receber a chuva de lá devido a uma “tampa” de ar quente na área que tem impedido a aproximação das partículas de água que aumentam, inclusive, a umidade da atmosfera local.