O Distrito Federal registrou pelo menos 11 ocorrências de atropelamento na capital federal e no Entorno desde o último dia 24 de dezembro. As ocorrências deixaram 14 pessoas feridas; cinco delas morreram, e duas ficaram em estado grave.
Somente nos primeiros seis dias de 2025, nove pessoas foram atropeladas.
Relembre os casos:
24/12 – Ciclista é atropelado por ônibus em Taguatinga
Um ciclista, de 27 anos, foi atingido por um ônibus da empresa BSBus Mobilidade, na manhã do dia 24 de dezembro, na pista exclusiva para coletivos no centro de Taguatinga. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado e transportou a vítima em estado grave para o hospital regional da região administrativa. A BSBus lamentou o acidente.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) acompanhou a ocorrência e informou que a vítima teria avançado o sinal vermelho da via para ciclistas. O motorista do ônibus passou pelo teste do bafômetro, e o resultado deu negativo para o consumo de bebida alcoólica.
25/12 – Ciclista morre após ser atropelado no Gama
Em 25 de dezembro, um ciclista de 53 anos morreu após ser atropelado por um carro próximo à Vila Roriz, no Gama. O homem teve traumatismo craniano e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Os bombeiros tentaram reanimá-lo por aproximadamente uma hora, mas não foi possível reverter o quadro.
O motorista do carro tem 38 anos. Ele não apresentava sinais de embriaguez. A dinâmica do acidente não foi informada. A Polícia Civil do DF (PCDF) apura as circunstâncias do acidente.
30/12 – homem tropeça, cai debaixo de ônibus e morre atropelado
Um homem de idade não informada morreu atropelado por um ônibus da BSBus Mobilidade no dia 30 de dezembro, a QS 08 do Areal. O atropelamento aconteceu próximo a uma parada de ônibus, quando o coletivo encostou para embarque e desembarque. O homem estava fora do veículo e teria se desequilibrado e caído debaixo das rodas traseiras do coletivo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já havia morrido quando os militares chegaram. Em nota, a BSBus Mobilidade afirmou que o motorista do ônibus prestou assistência à vítima e acionou o socorro no momento do acidente. A empresa também lamentou o ocorrido.
31/12 – Mulher é atropelada por moto na EPNB
No último dia de 2024, uma mulher de 41 anos foi atropelada por uma moto Honda CG Fan preta na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), próximo à UPA do Núcleo Bandeirante. Ela sofreu um corte profundo na perna esquerda e ficou com dores no tórax. O CBMDF a transportou ao Hospital de Base.
1º/1 – Ciclista e farmacêutico é atropelado na BR-070
O ciclista e farmacêutico Tiago Gonçalves de Oliveira, 38 anos, foi atropelado por um HB 20 branco na manhã do dia 1º de janeiro de 2025. Tiago chegou a ser acordado por bombeiros após 50 minutos de reanimação, mas, no dia seguinte ao acidente, ele faleceu no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
Adeison de Jesus Souza, 35 anos, é o motorista que atropelou Tiago. Ele depôs na sexta-feira (3/1) e foi preso preventivamente no sábado (4/1).
2/1 – Adolescentes em bicicleta são atropelados por carro desgovernado
No Jardim Ingá, bairro de Luziânia (GO), dois adolescentes foram atropelados por um Fiat Palio vermelho enquanto andavam de bicicleta. O veículo só parou após bater contra uma árvore. Um dos menores sofreu múltiplas fraturas e foi transportado pelo CBMDF para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia (GO). O outro jovem teve lesões na cabeça e foi levado ao Hospital de Base.
O motorista foi encontrado pela Polícia Militar de Goiás (PMGO) ainda dentro do veículo. Ele alegou ter passado mal ao volante e foi levado à delegacia, sendo liberado após depoimento.
3/1 – Pedestre é atropelada por motorista bêbado
Uma mulher de 43 anos foi atropelada na última sexta-feira (3/1), no setor central da Cidade Estrutural. O motorista é um homem de 54 anos. Ele, que dirigia um Fiat Palio vermelho, estava embriagado no momento do acidente e confessou à PMDF ter ingerido bebida alcoólica. A vítima teve um ferimento na cabeça e foi levada ao hospital. O homem e o carro foram levados à 8ª Delegacia de Polícia (Cidade Estrutural).
4/1 – Adolescente é atropelado por caminhonete
Um adolescente de 15 anos foi atropelado por uma caminhonete Toyota Hilux branca em uma faixa de pedestres no Paranoá Parque, na tarde de sábado (4/1). Ele foi levado em estado grave ao Hospital da Região Leste (HRL). A motorista, 40 anos, permaneceu no local durante atendimento. Ela não havia ingerido bebida alcoólica.
6/1 – Mulher morre atropelada por ônibus de viagem
Uma mulher de 38 anos morreu após ser atropelada por um ônibus de viagens interestaduais na pista exclusiva para ônibus no centro de Taguatinga, na tarde dessa segunda-feira (6/1). Ela teve uma parada cardiorrespiratória, e os bombeiros não tiveram êxito na tentativa de reanimá-la. A dinâmica do acidente não foi informada.
6/1 – Homem morre atropelado no Lago Norte
Um homem de 63 anos morreu após ser atropelado por um GM Onix preto na manhã dessa segunda-feira (6/1), na subida do Colorado, na altura do Setor Habitacional Taquari (Lago Norte). Os bombeiros tentaram reanimá-lo por uma hora, mas o homem não resistiu e morreu no local.
A mulher que dirigia o Ônix tem 35 anos e não se feriu. Ela ficou no local durante o atendimento. A dinâmica do acidente não foi informada.
6/1 – Mãe e filhas são atropeladas em faixa de pedestre
Uma mulher e duas crianças, de 3 anos e 6 meses, foram atropeladas por um Fiat Mobi branco na QNP 11, em Ceilândia, nessa segunda-feira (6/1). As vítimas são mãe e filhas.
A menina de 3 anos teve ferimentos no braço e perna esquerdos e foi levada ao HRC. A mãe e a bebê mais nova não tiveram o estado de saúde detalhado.
O motorista do carro, um homem de 41 anos, não se feriu. Imagens divulgadas pelo perfil Ceilândia Muita Treta e cedidas ao Metrópoles mostram que o acidente ocorreu sobre uma faixa de pedestres que está apagada.
Número muito maior
Levantamento do CBMDF solicitado pelo Metrópoles aponta que a corporação foi chamada exatas 100 vezes entre 24 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025. Ceilândia foi a região com mais chamados, com 13; Plano Piloto (11) e Samambaia (10) completam o pódio.
Veja no gráfico: