JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
A vacinação para quem tem 66 anos ou mais será retomada no Distrito Federal na manhã desta sexta-feira (9). São 50 pontos que oferecem o imunizante, sendo 15 na modalidade drive-thru. O funcionamento se inicia às 8h nas salas de vacina e às 9h nos drive-thrus com encerramento às 17h em ambos os locais. De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal, o DF tem 18.651 pessoas na faixa etária dos 66 anos vivendo em território brasiliense.
A vacinação para esse público havia sido iniciada no dia 3 de abril, mas as doses disponíveis na capital federal não eram suficientes para atender todo esse grupo. O prosseguimento da campanha no DF estava dependendo do recebimento de mais doses de vacina, que chegaram na manhã desta quinta-feira (8). Foram recebidas na Rede de Frio Central 40,5 mil doses da vacina Covishield – produzida pela fundação Oswaldo Cruz em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca -, e outras 27,4 mil doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.
Entretanto, nem todas as doses recebidas poderão ser utilizadas para a vacinação com a primeira dose. O uso será da seguinte forma:
Os pontos que estarão abertos no sábado para atender os idosos com 66 anos ou mais são: Parque da Cidade, estacionamento 13, Faculdade Unieuro, em Águas Claras e Shopping Iguatemi, no Lago Norte.
Já os profissionais de saúde que estão cadastrados no site da vacinação do DF e que seus respectivos nomes e CPFs foram informados pelos conselhos de classe, poderão agendar a vacinação na próxima segunda-feira (12). A vacinação desse público começa na terça-feira.
Os profissionais das forças de segurança serão vacinados a partir da próxima terça-feira (13) nas unidades de saúde da Região Centro-Sul.