A chuva que atingiu o Distrito Federal no sábado (28/09) nem entrou para a estatística oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas, afinal de contas, quando a chuva voltará em definitivo?
Segundo o órgão de monitoramento climático, a partir da segunda semana de outubro, com o aumento da umidade relativa do ar, há chance de chuvas pontuais. Mas o período com volume regular de chuvas só deve começar entre o fim do mês e o começo de novembro.
O Inmet ressaltou que as primeiras precipitações do período chuvoso tendem ser muito intensas, marcadas por ventos fortes com chance de raios e trovões. Há o risco, inclusive, de queda de granizo.
A temperatura alta com a umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva.
Previsão para esta segunda
Nesta segunda-feira (30/09), a temperatura mínima foi de 18ºC, no Paranoá. No período da tarde, a máxima pode chegar próximo dos 34ºC, e a umidade relativa do ar cai para 15%. A previsão para a semana é de dias quentes e secos, chegando a patamares próximos dos 36ºC.
Para esta semana, a chance de chuva é mínima, praticamente nula. Segundo o Inmet, a massa de ar seco na região central do Brasil ganha força, diminuindo a possibilidade de chuva.
O ano de 2024 é o segundo ano mais seco da história com maior seca no Distrito Federal. De acordo com ranking divulgado pelo Inmet, o pior ano foi o de 1963, quando Brasília ficou 163 dias consecutivos sem chuva.