Devido ao Dia de Finados, que acontece neste sábado (2/11), os cemitérios do Distrito Federal serão fortemente policiados pelos órgãos de segurança e trânsito. Ações devem afetar o tráfego para uma melhor fluidez durante o dia.
A segurança dos cemitérios nas regiões nas regiões administrativas ficam sob os cuidados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O O policiamento será feito nas imediações das unidades e com pontos fixos para pronto emprego nos locais, a partir das 6h de sábado.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai deixar viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso haja necessidade. É preciso ligar para o 193 em casos de emergência.
Trânsito na Asa Sul
É recomendado pela Polícia Militar que a população adote certas medidas de segurança durante o feriado, como não deixar objetos no interior dos veículos e estar atento aos pertences, principalmente ao celular.
O comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Sousa, ainda orienta que o público deve “estacionar em locais permitidos, conferir se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado. Os cemitérios estarão abertos até as 19h, por isso é importante estar atento ao local em que o veículo será deixado e se será seguro ao retornar para buscá-lo.”
O trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul vai sofrer alterações durante o sábado. A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV) ー , por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade.
O balão em frente ao cemitério vai estar fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul terá trânsito em sentido único do balão da entrada do cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.
Os retornos na altura do Setor Hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado e a via entre o cemitério e a EPPM estará em sentido único. Vale lembrar que o Setor Policial passa por obras
O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PcDs) e idosos e será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran para acessar o local. Os demais motoristas deverão usar, de preferência, o estacionamento 6 do Parque da Cidade. Policiais militares vão atuar no locl para contribuir com a travessia dos pedestres.
Demais cemitérios
As equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estarão nas imediações dos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho II e Taguatinga a fim de garantir segurança à população que fará a visita aos túmulos. Para isso, os agentes de trânsito atuarão durante todo o dia, das 7h às 19h, para auxiliar na travessia de pedestres, controlar o tráfego de veículos e fiscalizar a prática de estacionamento irregular.
O controle de acesso aos cemitérios será feito por funcionários da empresa administradora, mas para acessar as áreas reservadas a portadores de mobilidade reduzida, os condutores terão que portar as credenciais de idoso, de deficiente ou de autista emitidas pelo Detran-DF.
Em Brazlândia, serão colocados cones ao longo de toda a via de acesso ao cemitério para evitar que veículos sejam estacionados ao longo da via. A medida é necessária para garantir a fluidez do trânsito na entrada e saída dos estacionamentos externos e mais segurança aos pedestres na entrada e saída do cemitério.
Como o cemitério de Brazlândia não dispõe de estacionamento interno, o Detran-DF orienta que os condutores busquem estacionar em local apropriado, nas quadras próximas. Vendedores ambulantes poderão ficar às margens da via de acesso, sem ocupar a faixa de rolamento.
Já em Sobradinho II, uma área em frente ao cemitério será destinada ao estacionamento de deficientes e idosos. O Detran-DF colocará painéis móveis ao longo da via indicando os acostamentos que estarão liberados para estacionar.
Os agentes atuarão no controle do tráfego, auxílio na travessia de pedestres e implantação de redutores de velocidade, além de coibir estacionamento irregular, como no gramado, por exemplo.
Em Planaltina, a via de acesso e o estacionamento em frente ao cemitério ficarão fechados para os veículos, sendo permitido o acesso a viaturas e pessoas com mobilidade reduzida. Os vendedores ambulantes ficarão às margens da via de acesso, devendo manter a circulação livre para os veículos autorizados.
O estacionamento em frente ao cemitério de Taguatinga será destinado ao embarque e desembarque de passageiros, com circulação em sentido único para facilitar a fluidez. Uma parte do estacionamento vai acomodar os vendedores ambulantes. Os agentes de trânsito farão o controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na Avenida Hélio Prates.
E no cemitério do Gama, a responsabilidade será do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal.