Professor do UNICEPLAC destaca a importância de ações preventivas e apoio para manter o bem-estar. Instituição oferece atendimento psicológico gratuito
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, alerta a sociedade sobre os cuidados para a manutenção do bem-estar psicológico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de transtorno mental. Desses, 14% são adolescentes. No Brasil, a situação também preocupa: o país lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 18,6 milhões de pessoas afetadas — o que corresponde a 9,3% da população, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Segundo o psicólogo Wladimir Rodrigues, coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário UNICEPLAC, é fundamental reconhecer os sinais precoces de problemas de saúde mental. “Mudanças de comportamento como irritabilidade, isolamento social, alterações no apetite e no sono, além de perda de interesse em atividades antes prazerosas, são indicativos de que algo está errado. Dificuldades de concentração, fadiga constante e sentimentos persistentes de tristeza ou ansiedade também merecem atenção. Em casos mais graves, pode haver pensamentos de autolesão ou suicídio”, explica.
O psicólogo alerta que o estresse e a ansiedade crônicos podem ter consequências severas. “A longo prazo, esses fatores podem levar a transtornos como depressão, burnout e até problemas físicos, como hipertensão e doenças cardíacas. Se não forem gerenciados, o impacto pode comprometer tanto a saúde emocional quanto a qualidade de vida”, completa o professor.
Estratégias de prevenção e autocuidado
No ambiente de trabalho ou nos estudos, o psicólogo recomenda o estabelecimento de limites claros para equilibrar vida pessoal e profissional, pausas regulares, prática de atividades físicas e técnicas de relaxamento, como meditação. “Ter uma rede de apoio, seja de amigos, familiares ou colegas, é fundamental para compartilhar preocupações e manter uma rotina de sono saudável”, destaca Rodrigues.
Atendimento psicológico gratuito
Para quem busca apoio profissional, o UNICEPLAC oferece atendimento psicológico gratuito ao longo de todo o ano. Sob a supervisão de professores, alunos do curso de Psicologia realizam sessões de Psicoterapia Individual, Psicoterapia Infantil e Terapia de Grupo. Os atendimentos ocorrem às segundas-feiras, das 14h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 12h, no CIEPSI, localizado no 2º andar do Bloco A do campus do UNICEPLAC. Para agendar uma consulta, entre em contato pelo WhatsApp (61) 99697-4486.
O post Dia Mundial da Saúde Mental: um bilhão de pessoas no mundo sofrem algum tipo de transtorno apareceu primeiro em Donny Silva.