Especialista explica a doença e a data é um alerta para conscientização da população sobre ela
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), de janeiro de 2012 a agosto de 2023, mais de 489 mil pessoas foram internadas no Brasil para tratar a trombose venosa, o que ressalta a dimensão do problema no país.
No Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro, especialistas chamam a atenção para a importância de conscientizar a população sobre essa condição que pode ser silenciosa, mas grave. A trombose é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos que obstruem os vasos, o que pode causar complicações sérias, como embolia pulmonar, que é potencialmente fatal.
A trombose pode ocorrer nas veias ou artérias e, quando se trata das veias, fala-se de trombose venosa, que afeta principalmente as pernas. Entre os fatores de risco estão imobilidade prolongada, como em viagens longas, uso de anticoncepcionais, tabagismo, obesidade e histórico familiar.
“Entre as formas de prevenção estão a prática regular de atividades físicas, evitar longos períodos de imobilidade, manter uma alimentação balanceada e hidratação adequada, além de buscar orientação médica para identificar outros fatores de risco”, orienta a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Tatiana Losada.
A trombose pode ser desencadeada por diversos fatores, como cirurgias, traumas, e doenças crônicas, além de fatores genéticos que predispõem à formação de coágulos. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações mais graves.
“O tratamento varia conforme o quadro do paciente e pode incluir o uso de anticoagulantes, que ajudam a dissolver o coágulo, ou, em casos mais graves, a cirurgia para remoção do coágulo”, explica Dra. Tatiana.
Cirurgiã vascular Dra. Tatiana Losada | @dratatianalosada
Médica Especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia
Especialista em tratamentos modernos de varizes e vasinhos
Formada pela Universidade de Uberaba – MG
Cirurgiã Geral pela Secretária de Saúde do Distrito Federal
Cirurgiã Vascular pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e Angiologia
O post apareceu primeiro em .