Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com estoques críticos e baixos de diversos grupos sanguíneos. No mês de fevereiro o movimento de doadores apresentou uma queda de 12% em relação a janeiro, prejudicando a situação das reservas de sangue já afetadas pelo decréscimo no movimento durante o final do ano.
Diante do cenário de baixa no estoque e uma grande demanda por sangue é que o Hemocentro de Brasília apela para a sensibilidade da população para a doação de sangue. Reforçando que o Hemocentro segue adotando medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o agendamento obrigatório das doações. Além disso, os servidores da instituição já estão imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19.
Solidariedade que salva vidas
Em virtude da pandemia de coronavírus houve mudanças no atendimento do Hemocentro. Para evitar aglomerações, doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
A doação de sangue é um ato de solidariedade: fácil, rápido, seguro e que salva-vidas!