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Encontro discute texto-base do Plano Distrital de Educação para o próximo decênio

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Fórum Distrital de Educação (FDE), realizou na quinta-feira (19), o primeiro encontro com as subcomissões responsáveis pela elaboração do texto-base do Plano Distrital de Educação (PDE) para o próximo decênio (2025-2034). O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

Participaram do encontro as 17 subcomissões, que durante o encontro deram início ao diagnóstico que guiará a construção do novo documento. As subcomissões foram formadas para discutir e contribuir na formulação do texto do novo PDE.

Primeiro encontro deu início do diagnóstico que servirá como guia para o novo PDE | Foto: Divulgação/ SEEDF

Os temas abordados pelas subcomissões foram definidos com base nas metas do Plano Distrital de Educação vigente, instituído pela Lei nº 5.499 de 14 de julho de 2015, e pelos objetivos propostos no Projeto de Lei nº 2614/2024, que trata do novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

A subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira, enfatizou a necessidade de estabelecer metas realistas e exequíveis para garantir o sucesso do plano. “Precisamos ousar, mas com responsabilidade. O PNE é o ponto de partida, mas devemos ir além, propondo iniciativas que possam ser implementadas e acompanhadas de forma eficaz.”

Cronograma

Responsável pela Gerência de Planejamento e Acompanhamento do PDE (GPDE), Lívia Rodrigues apresentou a legislação que fundamenta a elaboração dos Planos Decenais, abordou as múltiplas dimensões deles e destacou os 18 principais desafios da educação em nível nacional.

Além disso, ela compartilhou informações sobre o Encontro Nacional para Cooperação Técnica nos Planos Decenais de Educação, organizado pelo Ministério da Educação (SASE/MEC), que delineou um cronograma de trabalho e orientou novos encaminhamentos.

Lívia também conduziu as orientações para as subcomissões, que incluíram a elaboração de um cronograma de trabalho, a eleição dos coordenadores das subcomissões e outras ações necessárias para o processo de discussão do novo PDE.

*Com informações da Secretaria de Educação

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