Neste domingo (28), no primeiro dia de lockdown no Distrito Federal, manifestantes foram até a casa do governador Ibaneis Rocha (MDB) ,para protestar contra o fechamento de estabelecimentos comerciais e escolas. Nos últimos dias, o GDF publicou, decretos com medidas de restrição ao comércio e a atividades sociais, para evitar o aumento dos números de casos de COVID -19 no DF.
O protesto ocorreu no momento em que o DF tem 97% dos leitos da rede pública de saúde ocupados. Onde até o momento 296.694 pessoas testaram positivo para Covid 19 e 4.838 vieram a óbito.
Vale ressaltar que desde a confirmação do primeiro caso de covid 19, registrado em março do ano passado, o GDF foi o primeiro ente da federação a tomar medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus no DF.
E tem adotado medidas afim de reduzir os impactos da pandemia no DF: liberou mais de R$ 1 bilhão em crédito, via Banco de Brasília; recursos destinados a empresas de todos os portes, afetadas pelos impactos econômicos causados pela pandemia, pagamento de auxílio emergencial a famílias carentes do DF é o ente da federação que mais imunizou pessoas.
As restrições definidas pelo Decreto Nº 41.849 visam desacelerar o contagio da COVID -19 e são necessárias naquele que já considerado o momento mais difícil do Covid – 19 no DF.