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Estudante autista conquista diploma com apoio do Enem Inclusivo

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DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a formatura de Luis Felipe Sales, de 22 anos, que participou da primeira edição do programa Enem Inclusivo e Especial promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Utilizando a nota do Enem, ele ingressou no curso de jornalismo, na Universidade Paulista (Unip), e celebrou a conclusão em uma cerimônia prestigiada por familiares, pela professora Maria Elizabete Pereira, do CED 1 do Riacho Fundo II, e por Vera Lúcia Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin).

Luis Felipe Sales participou da primeira edição do programa Enem Inclusivo e Especial promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal | Fotos: Divulgação/SEEDF

“Passei por diversas emoções: alegria, ansiedade, um pouco de estresse pelo excesso de trabalho, porque todo universitário tem sempre muita coisa para fazer. Tomo um remédio porque sou autista e tive muita dor de cabeça, algumas dificuldades como para me levantar. Mas fui me esforçando em cada fase e consegui finalizar o curso”, comentou o recém-formado jornalista.

Luis sempre sonhou em ser jornalista. “Escolhi jornalismo no terceiro ano do ensino médio porque gostava de gravar vídeos para o meu canal no YouTube, que atualmente tem 10 mil inscritos. Sempre fui fã de câmera e de entrevistar pessoas. Fiz uma lista de profissões, eliminei as que não me interessavam e me identifiquei com o jornalismo. Entrei na UNIP com 50% de bolsa pela nota do Enem”, explicou. Desde cedo, ele tem produzido conteúdo para seu canal no YouTube e na rede social TikTok, e agora planeja trabalhar em televisão, na área de jornalismo televisivo.

A trajetória de sucesso é um testemunho de como a dedicação pessoal, aliada a programas inclusivos como o Enem Inclusivo e Especial, pode transformar vidas. A jornada dele, desde o ensino médio até a formatura em jornalismo, demonstra que, com o suporte adequado, o público da educação especial pode alcançar seus sonhos acadêmicos e profissionais.

“O Enem Inclusivo e Especial ajudou muito o Luis Felipe e muitos outros estudantes do público da educação especial. Ele era tão persistente que sempre pedia aos professores para lembrá-lo das datas de inscrição. O Enem é extremamente importante na vida desses jovens, especialmente os com necessidades especiais, embora muitos ainda não tenham consciência disso”, afirmou Maria Elizabete Pereira, monitora do estudante.

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia, e a monitora Bete prestigiaram a formatura do estudante

Luis Felipe espera que a trajetória inspire outros alunos com necessidades educacionais especiais a participar do programa Enem Inclusivo e Especial. Ele acredita que, assim como ele, muitos outros jovens podem superar as dificuldades e conquistar vagas em cursos superiores por meio do Enem, aproveitando as oportunidades e os recursos de acessibilidade que o projeto oferece.

O programa Enem Inclusivo e Especial tem sido um pilar essencial para a preparação do público da educação especial para o Exame Nacional do Ensino Médio. Oferecendo palestras e aulas abrangendo diversas disciplinas, como matemática, história e física, o projeto proporciona um suporte integral aos alunos. “Eu tive aulas todos os sábados pela manhã, lá tive muito apoio, tínhamos inclusive aulas de Libras para ajudar o público da educação especial”, relatou o rapaz.

Enem Inclusivo e Especial

Desde 2019, a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral realiza o Projeto Enem Inclusivo e Especial, garantindo que estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais participem do Enem com todos os recursos de acessibilidade necessários. Em 2024, o projeto continua oferecendo aulas preparatórias especializadas e suporte contínuo aos alunos.

O projeto visa proporcionar aos estudantes da 3ª série do ensino médio da rede pública, com necessidades educacionais especiais, um ambiente de aprendizado adaptado e inclusivo. Recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e leitores de prova, asseguram que todos realizem o exame em condições justas.

Para participar, os estudantes devem estar inscritos no Enem. O projeto oferece aulas preparatórias ministradas por professores voluntários em diversas disciplinas como matemática, física, química, geografia, história, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira, gramática, redação e artes. As aulas são adaptadas para atender às necessidades de cada estudante, garantindo um ambiente inclusivo e suporte contínuo.

O Enem Inclusivo e Especial facilita o acesso ao ensino superior, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social. O programa garante que todos os jovens, independentemente de suas necessidades, tenham a chance de continuar sua trajetória educacional.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

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