spot_img

Expedição pelo Cerrado com a Fiocruz Brasília

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Já imaginou embarcar em uma expedição pelo bioma Cerrado?

De 14 a 18 de outubro, a Fiocruz Brasília vai promover uma semana repleta de atrações, destacando as principais características, riquezas naturais e culturais desse importante bioma, assim como as grandes ameaças que ele vem sofrendo. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz Brasília vai ter exposições, jogos e teatro. Os personagens Zé Gotinha, Oswaldo Cruz e Chapeuzinho Vermelho já confirmaram presença – e prometeram tirar muitas fotos com a garotada!

A expedição, intitulada “Cerrado: do que temos ao que queremos”, será realizada por meio de uma exposição digital interativa que utiliza recursos tecnológicos, como projeções em paredes e piso, para criar um ambiente imersivo. A instalação lúdica e artística é composta por quatro módulos, montados no terraço do prédio educacional da Fiocruz Brasília. Os visitantes vão refletir sobre os danos causados pela ação humana e conhecer alternativas que favoreçam uma relação mais saudável e sustentável com o importante bioma brasileiro.

Os participantes também vão se divertir com uma versão adaptada do jogo Super Trunfo. Na nova versão, criada por uma estudante da Universidade de Brasília (UnB), os carros ou personagens foram substituídos por plantas medicinais do Cerrado e suas características. Enquanto se divertem, os jogadores aprenderão sobre as propriedades de 12 espécies vegetais, como a sucupira e a copaíba. Ao final da visita, os participantes poderão testar os conhecimentos adquiridos por meio de um quiz com questões relacionadas aos temas abordados durante a expedição.

A expectativa é de que, durante toda a semana, centenas de visitantes, em especial crianças e adolescentes da rede de educação do DF, explorem as diversas atividades de divulgação científica que fazem parte da programação da SNCT na Fiocruz Brasília.

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como tema geral “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A SNCT convida o público a refletir sobre a importância dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, e Cerrado. Este último, foco da SNCT na Fiocruz Brasília, abrange cerca de 25% do território nacional e ocupa uma área entre 1,8 e 2 milhões de km², nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e partes do Estado de São Paulo. Reconhecido por sua biodiversidade, estima-se que abriga mais de seis mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente.

Conheça as atrações da Expedição pelo Cerrado com a Fiocruz Brasília:

· Cerrado: do que temos ao que queremos
Exposição digital imersiva e interativa, que combina o lúdico e o artístico para apresentar o Cerrado, suas principais características, riquezas naturais e culturais, provocando inquietação acerca dos estragos que têm sido causados pela ação humana e trazendo alternativas para uma relação mais saudável e sustentável com este importante bioma brasileiro.

· Exposição Zé Gotinha do Brasil
Uma instalação do Ministério da Saúde apresenta 20 telas que fazem releituras do mais famoso e querido mascote da vacinação do país, o Zé Gotinha, criado em 1986 por Darlan Rosa. Desenhadas por artistas e ilustradores renomados de todas as regiões do Brasil, as obras ressaltam a importância desse símbolo e celebram a diversidade cultural brasileira. A exposição será montada no 1º andar da Escola de Governo da Fiocruz – Brasília; no decorrer da semana, haverá a presença do próprio Zé Gotinha em diferentes momentos.

· Chapeuzinho e o lobo Cerradinho
Inspirada no clássico conto da Chapeuzinho Vermelho, uma peça teatral convidará as crianças (até 12 anos) a refletir sobre a preservação do Cerrado, embarcando em uma divertida e educativa aventura repleta de música, surpresas e lições sobre preservação ambiental.

Dois espetáculos diários: às 10h e às 15h (sujeito à lotação do espaço)

· Bingo do Cerrado
Com uma série de imagens que retratam diferentes aspectos do Cerrado, cada participante escolherá uma imagem e associará uma palavra ao bioma. As palavras escolhidas serão listadas e projetadas em uma tela. Em seguida, todos deverão selecionar quatro palavras que consideram as mais representativas do Cerrado e anotá-las em uma cartela de bingo. Vence quem completar sua cartela primeiro, conforme o sorteio. Desejamos boa sorte – e muito aprendizado!

· Corrida contra a dengue
A coleta seletiva do lixo é fundamental no combate à dengue! Nessa atividade, divididos em duas equipes, os participantes devem coletar diferentes tipos de lixo cenográfico estrategicamente espalhados pelo jardim e colocá-los nas lixeiras correspondentes. Fiquem atentos: alguns lixos podem esconder surpresas desagradáveis! Enquanto recolhem o lixo, os participantes também devem eliminar os potenciais criadouros. A equipe que, de maneira colaborativa, colocar mais resíduos nas lixeiras corretas e eliminar mais focos do mosquito, sairá vitoriosa.

Serviço:
Expedição pelo Cerrado com a Fiocruz Brasília
De 14 a 20 de outubro de 2024 (segunda-feira a sexta-feira)
9h às 17h (intervalo para almoço das 12h30 às 13h30)
Entrada franca

O post apareceu primeiro em .

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS