spot_img

Fábrica Social promove aula inaugural da 1ª turma de 2023 nesta quinta (26)

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Após iniciar o ano formando 170 alunos, o programa Fábrica Social começa um novo ciclo de qualificação profissional a partir desta quinta-feira (26) com a aula inaugural do curso de corte e costura, a ser realizada na sede do programa, na Cidade do Automóvel.

Durante o curso, alunos vão aprender corte e costura e confeccionar uniformes para órgãos do GDF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

São 356 pessoas matriculadas para a nova turma do curso, que tem duração de um ano e aulas nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os alunos recebem uniforme, lanche diariamente no período do curso, auxílio de R$ 304 e vale-transporte.

“A partir do momento em que têm contato com outras pessoas, os alunos passam por uma mudança, ampliando os horizontes”
Daniele Lúcia dos Passos, subsecretária de Integração de Ações Sociais

O programa tem como objetivo promover educação profissional e criar oportunidades concretas para inserção no mercado de trabalho e autonomia socioeconômica. “Estamos muito ansiosos para o início do novo ciclo, porque são pessoas que estamos preparando para o mercado de trabalho, independentemente de idade e condição social”, afirma a subsecretária de Integração de Ações Sociais, Daniele Lúcia dos Passos.

O público-alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade. Podem se inscrever candidatos a partir de 16 anos residentes do Distrito Federal com cadastro atualizado no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), renda familiar per capita de até R$ 200 e que não tenham participado de processos de capacitação e qualificação no programa. Pessoas com deficiência também estão aptas à seleção para o curso.

“É um programa muito importante porque, além de tudo, estamos dando dignidade”, valoriza a subsecretária. “A partir do momento em que têm contato com outras pessoas, os alunos passam por uma mudança pessoal, trabalhando a relação interpessoal e o aspecto de cidadania, ampliando os horizontes.”

Confecção

Durante um ano, os estudantes vão aprender técnicas de corte e costura ao mesmo tempo em que confeccionarão materiais para os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) – roupas de capa dos hospitais da rede pública e uniformes de servidores das administrações regionais.

“A gente já começa [a primeira turma de 2023] com essa grande obrigação de ajudar todo o governo com a nossa produção”, lembra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes. 

O curso está dividido em nove módulos: Malharia inicial, Malharia avançada, Tecido plano inicial, Tecido plano avançado, Corte em tecido, Serigrafia, Bordado computadorizado, Bolsas e acessórios e Bonés e similares.

 

The post Fábrica Social promove aula inaugural da 1ª turma de 2023 nesta quinta (26) appeared first on Agência Brasília.

The post Fábrica Social promove aula inaugural da 1ª turma de 2023 nesta quinta (26) first appeared on Donny Silva.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS