A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal (Ficco) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20/9), a Operação A Onda, uma ação estratégica para desarticular uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O principal alvo da operação é um integrante de uma facção criminosa da capital federal.
Cerca de 50 policiais foram mobilizados para cumprir 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Distrito Federal. As ações são realizadas em diversos endereços do DF e em municípios do Entorno.
A investigação teve início a partir de uma comunicação da Polícia Penal do Distrito Federal, que alertou sobre atividades suspeitas de um indivíduo ligado à facção criminosa.
A partir dessa informação, as apurações foram intensificadas, revelando elementos que confirmaram não apenas o tráfico de drogas, mas também indícios de lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas.
A polícia identificou patrimônios incompatíveis com as reais capacidades econômicas dos envolvidos, que movimentaram mais de R$ 4 milhões provenientes de atividades ilícitas. As penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.