spot_img

Governo do Brasil rompe com aliança ultraconservadora criada por Trump

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

O novo governo federal comunicou nesta semana que rompeu com o Consenso de Genebra, a aliança ultraconservadora criada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump com apoio de Jair Bolsonaro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, “essa aliança de mais de 30 países tem entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da legislação nacional sobre a matéria, incluídos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Em contrapartida, o governo confirma que se mantém associado ao Compromisso de Santiago, assinado em 2020 no contexto de combate dos países latino-americanos à Covid-19, e à Declaração do Panamá, de 2000, baseado na busca por equidade e a justiça social para criança e adolescência.

“Eles estão plenamente alinhados com a legislação brasileira pertinente, em particular no que respeita à promoção da igualdade e da equidade de gênero em diferentes esferas, à participação política das mulheres, ao combate a todas as formas de violência e discriminação, bem como aos direitos sexuais e reprodutivos”, disse o Itamaraty.

Também nesta semana, o Itamaraty anunciou o embaixador Sérgio França Danese como representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e uma série de novos secretários que vão completar o time do chanceler Mauro Vieira.

Em comum, são nomes experientes que já desempenharam um ou dois postos de representação do Brasil.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo do Brasil rompe com aliança ultraconservadora criada por Trump no site CNN Brasil.

-Publicidade - spot_img

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade - spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS