A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (7/11), a Operação Link Perdido e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no Mato Grosso. A investigação, iniciada em março de 2021, identificou uma organização criminosa especializada em fraudes cometidas por meio de anúncios falsos na internet.
O grupo movimentou mais de R$ 100 mil em valores obtidos ilegalmente, causando prejuízos a dezenas de vítimas em todo o Brasil. A operação foi realizada por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF), com apoio operacional da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil do Mato Grosso (DRCI/PCMT).
Os criminosos identificavam anúncios legítimos de celulares e contatavam os vendedores simulando interesse na compra. Em seguida, solicitavam a suspensão temporária do anúncio original e criavam uma versão falsificada com preço inferior e dados de contato diferentes.
Quando um comprador se interessava pelo anúncio falso, o grupo intermediava uma negociação fraudulenta entre o vendedor real e o comprador, recebendo o pagamento em diversas contas bancárias de “laranjas”. O dinheiro era, então, submetido a um complexo esquema de lavagem.
Durante a operação, foram apreendidos computadores, celulares e documentos que serão periciados. Uma investigada confessou a prática do crime. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e falsa identidade. Somadas, as penas podem chegar a 27 anos de reclusão.