Um grupo criminoso que aplicava golpes contra pessoas endividadas foi alvo da segunda fase da Operação Promitto, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta quinta-feira (23/1).
Equipes da Divisão de Falsificações e Defraudações, bem como de Proteção ao Consumidor, prenderam quatro pessoas e apreenderam documentos, celulares e computadores dos investigados.
A operação ocorreu em endereços do Guará e de Vicente Pires. Os envolvidos são suspeitos de integrar uma associação criminosa voltada à prática de estelionato.
O grupo entrava em contato com pessoas endividadas e prometia redução nas parcelas de créditos consignados. Quando as vítimas se davam conta do golpe, percebiam que, além de não terem as prestações reduzidas, haviam contraído mais empréstimos.
Durante a primeira fase da operação, em setembro último, a PCDF cumpriu seis mandados de busca e apreensão. A partir das apurações sobre os itens apreendidos, os investigadores chegaram aos líderes da associação criminosa.
Eles acabaram presos nesta segunda fase e autuados pelos crimes de associação criminosa e estelionato. Os detidos foram levados para a carceragem da PCDF, onde aguardam decisão da Justiça.