Um homem foi preso, na tarde desta terça-feira (1º/10), por suspeita de atear fogo em Águas Emendadas, uma das mais importantes reservas naturais do Distrito Federal. A prisão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
É o segundo flagrante de incêndio criminoso registrado pela PRF em meio à grave crise de queimadas que atinge a capital federal. A Polícia Civil e a Polícia Militar já realizaram outras prisões ao longo das últimas semanas.
No caso desta terça, a PRF recebeu uma denúncia feita por um motorista que passava pela rodovia BR-020. Os policiais iniciaram a busca pelo suspeito de atear fogo na estação ecológica às margens da via e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar o fogo que se alastrou pelo quilômetro 33.
Durante as buscas, os policiais identificaram, próximo ao local do incêndio, um homem caminhando pelo acostamento com as características descritas pelo denunciante.
Questionado sobre o crime, ele afirmou que o responsável havia sido uma pessoa que estava com ele, mas que fugiu do local. No entanto, os policiais encontraram um isqueiro no bolso do indivíduo, além de ele apresentar sinais de embriaguez.
Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à delegacia para a apuração dos acontecimentos.
No último dia 13 de setembro, a PRF já havia prendido um incendiário em uma área de mata nativa do cerrado, às margens da BR-060, no Recanto das Emas. O flagrante foi registrado em frente ao acampamento Nova Jerusalém, após uma denúncia recebida via 191.