Por: Luciane Paz
Nos dias 5 e 6 de junho, os colaboradores do Hospital Cidade do Sol, uma das unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), realizaram um evento com o tema “Juntos no Combate à Desnutrição Hospitalar”. A iniciativa, organizada pela equipe de nutrição, faz parte da ação do Junho Verde, que visa estimular as equipes de saúde no enfrentamento à desnutrição nos hospitais.
“A desnutrição hospitalar é multifatorial e algo que vemos presente no dia a dia, sendo necessário o apoio de toda equipe multidisciplinar para combatê-la. Portanto, é necessário seguir em busca de atualizações sobre o tema. Entender as demandas e necessidades nutricionais dos nossos pacientes, assim como os fatores que causam a desnutrição para combatê-los ou prevenir o risco de desnutrição. Além de compreender o papel que cada membro da equipe tem no combate à desnutrição visando melhor e mais rápida recuperação e adesão ao tratamento dos nossos pacientes”, explicou Maria Eduarda Estrela, nutricionista do hospital.
Durante os dois dias de evento, foram realizadas diversas atividades, incluindo degustação e explicação sobre os tipos de terapia de nutrição oral e enteral, dinâmicas e sessões de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas sobre o tema, além de um bingo com prêmios.
Camila Frois, chefe do Núcleo Multiprofissional, destacou a importância da iniciativa: “Uma equipe engajada resulta em um paciente bem assistido. Nossa meta é capacitar e conscientizar todos os profissionais sobre a importância da nutrição adequada para a recuperação e o bem-estar dos pacientes”.
Junho Verde
Com o propósito de conscientizar e estimular as equipes assistenciais a adotarem estratégias para o enfrentamento da desnutrição hospitalar, a
Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral (BRASPEN) criou a campanha “Junho Verde”, definindo o dia 6 de junho como “o dia D” para lançamento da campanha.
Neste ano, o tema é “Cuidados que nutrem, direitos que salvam”, com o objetivo de unir forças em uma iniciativa global para reduzir a desnutrição hospitalar e oferecer o melhor cuidado para todos.