-Publicidade-
spot_img

Ibaneis anuncia licitação para novas obras de drenagem em Ceilândia

RELACIONADOS

DÉLIO ANDRADE
DÉLIO ANDRADEhttp://delioandrade.com.br
Jornalista, sob o Registro número 0012243/DF

Após uma forte chuva causar estragos diversos nas regiões de Ceilândia e Taguatinga, nessa terça-feira (22/4), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que o projeto para iniciar novas obras de drenagem pluvial na região está pronto e será licitado em maio.

“Para resolver exatamente aquela região onde registramos a enchente”, disse o governador durante assinatura de ordem de serviço para implementação de drenagem pluvial nas Quadras SHIS QI e QL 28 e na Avenida das Copaíbas, no Lago Sul, nesta manhã. O valor estimado da obra em Ceilândia é de, aproximadamente, R$ 11 milhões.

“É uma área que a gente já tinha detectado que precisava ser feita a drenagem. Mandamos elaborar o projeto ainda no final do ano passado. O projeto ficou pronto agora e sobe para licitação já no início de maio. É uma obra que vai durar cerca de 0ito meses e, no próximo inverno, nós já não teremos mais problemas naquela região com essas enchentes”, acrescentou.

Na oportunidade, questionado sobre a possibilidade de novo reajuste salarial para os diretores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), que também enfrentou problemas com as chuvas desta terça-feira, Ibaneis comentou que ainda não foi procurado pelo presidente da empresa.

“Não tive oportunidade ainda de conversar com o presidente. Ele não tratou desse assunto comigo. Eu espero poder tratar o mais rápido possível. Quero tomar conhecimento antes da data da assembleia geral para saber se eu vou autorizar ou não”, comentou o chefe do Palácio do Buriti.

Os diretores do Metrô-DF poderão ter um novo reajuste salarial, um ano após receber aumento de 35%. A proposta de recomposição para os dirigentes da estatal será discutida durante a 34ª Assembleia Geral Ordinária dos acionistas, marcada para o próximo dia 30 de abril.

Drenagem no Lago Sul

O Governo do Distrito Federal (GDF) investirá R$ 13,2 milhões na implantação de rede de drenagem no Lago Sul, nas Quadras SHIS QI e QL 28, conjunto 8 e na Avenida das Copaíbas.

Para mitigar os impactos das chuvas na região, o projeto prevê a instalação de redes de 500 mm a 1.750 mm com o método tunnel liner. A técnica, a mesma usada no Drenar-DF, é considerada menos destrutiva e de menor impacto para a superfície, uma vez que a escavação é feita de forma subterrânea e controlada, preservando o tráfego e as estruturas existentes acima do solo.

“É uma obra que vai requerer poucas intervenções de trânsito, vai ser feita de forma subterrânea e, com isso, a gente acaba com os problemas crônicos de enchentes no Lago Sul. Outro ponto que nós ressaltamos é a questão da iluminação pública, em que existe o compromisso da CEB Ipes de termos em breve todas as avenidas principais da cidade iluminadas com LED”, destacou Ibaneis.

Além das galerias, haverá a construção de Unidades de Qualidade de Água (UQAs). Essas estruturas funcionarão como minibacias de contenção das águas pluviais. Após a instalação da rede, a empresa contratada irá executar a recomposição das calçadas, asfalto e do plantio de grama. A obra já tem licença ambiental para iniciar.

-Publicidade -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS