O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta quarta-feira (9/10), ordem de serviço para reforma da principal via do Núcleo Bandeirante. A Avenida Central do Núcleo Bandeirante será revitalizada, com objetivo de tornar as calçadas com mais acessibilidade e estacionamentos reorganizados.
“A via vai ser totalmente reformada e nós vamos refazer todas as calçadas aqui da Avenida Central trazendo a acessibilidade que não existe. Vamos refazer todos os estacionamento do comércio e temos um cuidado muito grande de não diminuir as vagas porque é exatamente a avenida onde as pessoas de Brasília visitam para fazer suas compras. Tem comércio que só tem aqui no Bandeirante e a gente faz questão de melhorar a vida desse comerciante. Na parte final da obra nós vamos trocar o asfalto da Avenida Central para que a gente tenha ela totalmente reformulada”, disse o governador.
A via é a principal da região administrativa, com 2,26 km de extensão e vários comércios ao longo da pista. Para ser elaborado de forma mais prática e viável, o projeto da Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para a avenida foi dividido em quatro trechos.
Acessibilidade em foco
O projeto prevê a ampliação das calçadas, com algumas próximas às residências chegando até 2 metros de largura, privilegiando a passagem de pedestres e cadeirantes. Ao longo desse primeiro trecho, serão construídos 2.112 metros de novas calçadas acessíveis, além de rampas, rotas acessíveis em ambos os lados da pista e espaços compartilhados para circulação de pedestres e bicicletas.
Antes de iniciar o projeto, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento da situação atual e constatou problemas de acessibilidade, dificuldade de travessia de pedestres, calçadas estreitas e desniveladas e piso irregular, entre outros problemas.
O projeto também prevê a recuperação de 1.260 m² de áreas verdes e a readequação dos estacionamentos públicos próximos ao canteiro central e dos edifícios comerciais. Dessa forma, atenderá à demanda local com 352 vagas de estacionamento para carros, motos, paraciclos, idosos e pessoas com deficiências (PcDs).
“Vamos cobrar celeridade de todas as equipes. Pretendemos, em um prazo de aproximadamente um ano e meio, a conclusão dessa obra e que a gente sabe que o Núcleo Bandeirante merece”, salientou o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.
Rodoviária do Plano Piloto e avanços no Itapoã
Nesta terça-feira, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) definiu que o Consórcio Catedral, antes desclassificado, é o vencedor da corrida pela gestão do chamado Complexo da Rodoviária do Plano Piloto.
Questionado sobre a escolha do consórcio para gerir, pelos próximos 20 anos, a Rodoviária do Plano Piloto e os estacionamentos das imediações do terminal, que passarão a ser privados, o governador disse que o GDF escolheu a “melhor proposta”.
“Nós temos convicção que vai ser um passo muito grande para a população do Distrito Federal porque nós vamos ter uma modernização e vamos ter também a manutenção daquela área que era tão difícil para nós. Estou muito confiante nesse projeto e vamos seguir, cobrar da empresa que implemente o mais rápido possível para que a população que circula ali, que são mais de 600 mil pessoas por dia, possa sentir essas melhorias e a gente tenha um retorno do acerto que foi esse modelo implementado”, opinou.
Antes da assinatura, o governador Ibaneis Rocha participou, nestamanhã, de um café da manhã com empresários das regiões administrativas do Paranoá e Itapoã. Na ocasião, o gestor destacou os investimentos que o Governo do Distrito Federal (GDF) vem realizando nas cidades desde 2019 para melhorar a qualidade de vida dos moradores e impulsionar o desenvolvimento local.