O selo Amigas e Amigos da Defensoria Pública do Distrito Federal foi lançado durante evento no Setor de Clubes Sul, na manhã desta sexta-feira (20/9). Uma das autoridades homenageadas na cerimônia foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
A honraria concedida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) reconhece autoridades, instituições e todos aqueles que desempenharam papéis cruciais para o fortalecimento dos serviços da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).
Na solenidade, foram reconhecidos o governador do DF, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Roberval Casemiro Belinati, e a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, além do advogado Cleber Lopes de Oliveira e dos servidores públicos André Luiz Neiva Rizzo e Ricardo José Alves Portos.
Nesta primeira edição, foi dado destaque aos que contribuíram para a expansão dos serviços itinerantes frente à nova realidade trazida pela aquisição de três novas unidades móveis das Carretas da Defensoria.
“Temos buscado a valorização desse trabalho [da Defensoria Pública], que é de fundamental importância para a população do Distrito Federal. Então, todos os projetos que o Celestino Chupel [defensor público-geral do DF] me leva, busco apoiar”, afirmou Ibaneis. “Fico muito feliz e grato com esse selo. Enquanto eu estiver na vida pública e fora dela, continuarei defendendo a Defensoria Pública”, disse o governador.
O presidente da ADEP, Reinaldo Rossano, destaca a importância da parceria para o sucesso da Defensoria Pública. “O fortalecimento dos nossos serviços itinerantes, especialmente com a introdução das novas unidades móveis, foi possível graças ao apoio fundamental de nossos parceiros e autoridades. O selo ‘Amigas e Amigos da Defensoria’ é uma expressão de nossa gratidão por todo o suporte recebido e pela contribuição vital de todos os envolvidos”, celebrou.
Os serviços itinerantes da Defensoria Pública são cruciais para aqueles que não têm condições de se deslocar até as unidades fixas, facilitando o acesso de populações carentes, principalmente nos finais de semana.