O governo federal nomeou o militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Simões Pereira para comandar a Secretaria das Periferias, do Ministério das Cidades. A indicação foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (24).
O nomeado foi coordenador do MTST e contou com indicação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para assumir o cargo. Ele é professor, formado em sociologia pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), e integra o movimento negro Raízes da Liberdade.
Guilherme Simões será responsável por articular soluções para a urbanização de favelas e áreas de risco, além de fazer a interlocução com prefeituras e movimentos sociais. A atribuição foi criada pela gestão atual, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e alocada na pasta comandada por Jader Barbalho (MDB).
Leia mais
Na Argentina, Lula se encontra hoje com líder cubano e com o presidente do Conselho Europeu
Quem se omitiu diante dos atos criminosos traiu a pátria, diz Flávio Dino à CNN
Arrecadação federal chega a R$ 2,21 tri em 2022, melhor desempenho desde 2000
“Nossa prioridade será colocar a periferia no centro da agenda da política urbana. Queremos mostrar que para além das ausências e abandonos que sofremos na periferia, somos potência e temos muito a contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, disse Simões após a nomeação.
O deputado Guilherme Boulos, que também foi um dos responsáveis por articular a criação da secretaria, celebrou a nomeação em suas redes sociais nesta terça-feira (24). Ele ainda afirmou que os principais objetivos da gestão de Simões serão a “urbanização e regularização das favelas”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Indicado por Boulos, membro do MTST comandará Secretaria das Periferias do governo Lula no site CNN Brasil.