O prazo para as inscrições de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal termina nesta quinta-feira (31/10).
Pais ou responsáveis têm até o último dia de outubro para garantir uma vaga no ano letivo de 2025. As inscrições devem ser efetivadas no site da Secretaria de Educação (SEEDF) ou pelo telefone 156.
Para inscrever o estudante, é necessário inserir alguns dados pessoais, como:
CPF (obrigatório);
Nome completo (sem abreviaturas ou acentos);
Data de nascimento;
CEP da residência ou trabalho do responsável (obrigatório);
Período, ano ou série pretendidos pelo candidato em 2025;
Número de telefone e e-mail.
A partir do CEP informado no momento da inscrição, o estudante será direcionado para uma vaga na escola mais próxima, conforme disponibilidade. Não há escolha de escola no momento da inscrição.
Os resultados das inscrições estão previstos para serem divulgados no dia 30 de dezembro, a partir das 18h, exclusivamente pelo site da SEEDF. A efetivação de matrículas está prevista para ocorrer no período de 6 a 10 de janeiro de 2025.
Como se inscrever
As inscrições para os novos estudantes da rede pública de ensino no ano letivo de 2025 podem ser feitas de três formas, a depender da situação do aluno.
A primeira maneira é inscrever o aluno através do site da SEEDF. Clique aqui.
Outra forma é pelo telefone 156. Essa opção é obrigatória caso o aluno ainda não tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Por fim, para o caso estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos funcionais específicos e altas habilidades devem ser efetuadas presencialmente, nas coordenações regionais de ensino (CREs), no mesmo período.
Remanejamento escolar
Para os estudantes já matriculados na rede pública de ensino que desejam mudar de escola, a solicitação deverá ser feita diretamente na unidade escolar atual. Esse remanejamento escolar ocorrerá no período de 4 a 14 de novembro para os alunos do ensino regular.
Para os estudantes que têm deficiência, TEA, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação, as inscrições para o remanejamento escolar poderão ser feitas até o dia 30 deste mês, diretamente na secretaria da escola.
Inscrições para a EJA
Também estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segmento destinado a pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade regular. Os interessados devem se inscrever até 5 de novembro.
A EJA é dividida em três segmentos. Os dois primeiros correspondem ao ensino fundamental e só podem ser feitos por quem tem mais de 15 anos. Já o terceiro, equivalente ao ensino médio, é exclusivo para quem tem mais de 18 anos.
As pessoas interessadas devem fazer o cadastro no site da pasta ou pelo telefone 156, opção 2. No momento da inscrição, o candidato informa o endereço residencial ou do trabalho, para ser alocado na unidade de ensino mais próxima, e também indica se prefere cursar a modalidade presencial ou a distância.
Atualmente, a EJA é oferecida em 95 locais de diferentes regiões administrativas.
O resultado será divulgado em 31 de dezembro. Depois, os selecionados deverão efetivar a matrícula presencialmente, no período de 6 a 10 de janeiro de 2025. É preciso levar identidade, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e, no caso de estudantes menores de idade, identidade e CPF do responsável.