Medida teria a intenção de reduzir a ânsia por curtidas que as redes sociais e seus usuários cultuam
De acordo com o The Verge, o Instagram examinou a possibilidade de esconder a contagem de ‘likes’ nas fotos, para que o público não pudesse ver quantas pessoas curtiram cada postagem individualmente. Segundo a caçadora de códigos Jane Wong, que descobriu a existência dessa ferramenta inédita, a rede social pensou em testá-lo para que seus “seguidores focassem no conteúdo do que eles compartilham, não em quantos likes suas postagens alcançam”. Apenas o usuário que publicou a foto poderia ter acesso a esse número.
O Instagram garante não ter testado o recurso. Em depoimento ao The Verge, um porta-voz da rede social de fotografias afirma: “Não estamos testando isso no momento, mas explorar maneiras de reduzir a pressão no Instagram é algo em que sempre estamos pensando”.
Poucos dias atrás, o Independent apontou uma recomendação do British Information Comissioner’s Office para que as plataformas sociais, como o Instagram e Snapchat, oferecessem a opção de desligar funções como as curtidas e os “streaks”. A agência quer banir estes recursos para proteger a segurança e privacidade dos usuários mais jovens dessas redes, uma vez que essas funcionalidades encorajam a pessoa a continuar postando.
Instagram is testing hiding like count from audiences,
as stated in the app: “We want your followers to focus on what you share, not how many likes your posts get” pic.twitter.com/MN7woHowVN
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 18 de abril de 2019
Isso representaria uma mudança significativa no funcionamento do aplicativo. Likes, embora sejam desmoralizadores às vezes, incentivam pessoas a postar e a explorar conteúdos cada vez mais “apelativos”. Isso, no entanto, também pode acarretar na postagem de material menos autêntico para arrecadar alguns likes – e não exatamente muito interessantes ou, digamos, ponderados.