A PGR (Procuradoria Geral da União) enviou, nesta 3ª feira (16.mar.2021), ofício aos governadores de todos os Estados e do Distrito Federal pedindo informações sobre os hospitais de campanha locais. O órgão deu até a 6ª feira (19.mar) para que os governadores respondam ao ofício com todas as informações solicitadas.
O documento (íntegra – 52 KB), assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo, pede informações sobre quantos e quais hospitais de campanha foram construídos em cada Estado. Além disso, a PGR quer uma lista de todas as unidades que estão em funcionamento e, em relação às que foram desativadas, a data da desativação e o motivo do fechamento.
A PGR pede também informações sobre o uso das estruturas e a destinação dos insumos dos hospitais de campanha desativados. Quer saber ainda se houve construção de unidades que nunca entraram em funcionamento.
Ou seja: a PGR está cumprindo seu papel, enquanto que a CLDF, que deveria fiscalizar o poder Executivo (leia-se: governo de Ibaneis Rocha) simplesmente não deu importância ao assunto, tendo inclusive atuado fortemente para impedir a aprovação e instalação da CPI da PANDEMIA no legislativo local em 2020 para apurar as muitas denúncias envolvendo a Secretaria de Saúde do DF e o Iges-DF.
A maioria dos distritais serve pra quê mesmo?