Todo fim de mês a população do Guará já sabe que vai se encontrar no domingo, na avenida central do Guará II. O trecho entre o Edifício Consei e a 4º Delegacia de polícia fica fechada aos carros das 7h ás 17h e é ocupada pelas famílias. Como um parque temporário, em meio à cidade, é a oportunidade dos guaraenses andar de bicicleta, correr, brincar com as crianças, exibir seus pets, comer e fazer compras.
Neste domingo, dia 27 de setembro, o radialista Joel Alves continua seus sorteios e prestação de serviços em frente à padaria Pão Nosso. O ex-administrador tem feito uma campanha permanente pela valorização do comércio local e distribui brindes e vouchers para lojas e restaurantes do Guará durante toda a manhã. Ao lado, a jornalista Zuleika Alves apresenta a tradicional feira de artesanato, quiropraxia, dança (dancemix e flashback) e a Equipe Capoeira Brasileira Kids, uma grande roda de capoeira feita por crianças, além de pipoca, algodão doce e um divertido trenzinho motorizado. A deputada Dayse Amarílio convida para os serviços de saúde, como aferição de pressão, glicemia e orientações à população.
O Clube do Blues de Brasília, fundado por Jussara Menezes e integrantes da banda guaraense de blues Brazilian Blues Band celebram 30 anos da instituição e 25 anos da banda ao ladop do edifício Alírio neto, na tarde de domingo com o projeto “Som do Seu Lobo”. O guitarrista gaúcho Ícaro Chaves abre a programação do ponto às 13h, depois assume o Dj Léo Saraiva, um dos idealizadores da Rota 156, que se tornaria a Rua do Lazer. Às 15h, apresenta-se a Brazilian Blues Band com sua formação completa. A banda concorre no concurso Brasília Independente, que termina neste sábado.
Eixão do Jazz
Após a resistência aos artistas no Eixão do Lazer, o Guará herda uma de suas atrações mais charmosas. Promovido pelo Coletivo Superjazz e o Coletivo QE Guará, o Eixão do Jazz ocupa a área próxima à QI 31 com a riqueza e a diversidade do jazz e da música instrumental, celebrando grandes encontros de artistas da cidade.
Abrindo a programação do espaço, o grupo de percussão Zenga Baque Angola vai trazer toda a energia dos tambores do Maracatu. O grupo foi fundado em 2017, a partir do contato de batuqueiros de Brasília com o Mestre Hugo Leonardo, regente da Nação de Maracatu Leão da Campina.
A outra atração guaraense é o Murilo Oliveira Trio. O guitarrista e compositor de Brasília, convida o baixista Pedro Gheventer e o baterista Son Andrade para integrar seu trio com músicas autorais e arranjos de clássicos da música popular com elementos do jazz, rock e música brasileira.
Tendo como ponto de partida a improvisação, o Coletivo Superjazz busca seus limites entre o acústico e o digital, o Jazz e a música Afro Brasileira, tanto nas suas discotecagens, shows ou jam sessions com músicos convidados. Idealizado pelo radialista e produtor musical Dudão Melo em 2004, o Superjazz já passou por diferentes clubes e festivais em cidades como São Paulo, Salvador, México, Buenos Aires, Luanda e New Orleans. O Coletivo Superjazz também produz curadorias e conteúdos especiais para festas, festivais, rádios e web.
foto – André Zimmerer
Além dos shows com artistas convidados, os Djs Dudão Melo e Sartô apresentam a Rádio Superjazz, trazendo muitos discos de vinil e informação, e o Dj Gaveta, que traz clássicos do samba jazz e muitas brasilidades. Além disso, cada edição também é composta por um encontro de músicos que se juntam para uma jam session, quando a improvisação, principal característica do jazz, propiciando momentos inesquecíveis para o público presente, que também pode levar um pouco do jazz para casa, através Feira Tropicália de Vinil.
Para dar suporte ao público, duas marcas nascidas no Guará, a Cervejaria Corina e o restaurante Alecrim, da QE 26, estarão presentes no local, tornando o ambiente perfeito para o almoço de domingo.
O post Jazz e Blues na Rua de Lazer apareceu primeiro em Jornal do Guará.