Mais uma pra conta da Petrobrás: deflagrada hoje pela PF, o esquema milionário investiga o pagamento de 31 milhões de dólares em propina. Os valores, segundo a investigação, seriam pagos a operadores e funcionários da Empresa Pública entre os anos de 2009 a 2014.
Segundo o MPF:
“As provas apontam que havia um esquema em que empresas investigadas pagavam propina a funcionários da Petrobras para obter facilidades, conseguir preços mais vantajosos e realizar contratos com maior frequência”, MPF sobre a 57ª fase da Lava Jato.
As companhias de trade investigadas na opração da PF comercializam produtos da Petrobrás no mercado internaciol. Ainda segundo o MP Federal “Somente a Trafigura, entre 2004 e 2015, realizou cerca de 966 operações comerciais com a Petrobras, as quais totalizaram o valor de aproximado de US$ 8,7 bilhões”.
A PF hoje 11 mandados de prisão e mais 26 de busca e apreensão no RJ deste a manhã desta quarta-feira. A assessoria de imprensa da Petrobrás, no entanto, não retornou nossas ligações para explicar sobre o caso.
Texto: Lucas Daniel Tomáz de Aquino.